Foto: Pixabay

Resultados da 5ª etapa do Mundial de motocross

Redação Webventure/ Offroad

A 5ª etapa do Mundial de motocross aconteceu neste final de semana, na Alemanha, valendo como o Grand Prix de Mitteldeutschland-Teutchenthal. A prova introduziu as novas mudanças criadas pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo):

1. Foram cancelados os treinos que aconteceriam na sexta-feira de cada etapa, concentrando todos os treinos classificatórios das 3 categorias (125, 250 e 500) para o sábado.

2. Outra mudança importante foi uma nova regra para na classificação para as baterias finais da 125. O formato continuará parecido, com duas baterias classificatórias de onde saem os 12 melhores de cada bateria, mas uma nova chance será baseada nos tempos dos treinos e não no resultado destas bateiras. Com esta nova regra os pilotos mais rápidos terão sua presença garantida na final, evitando o que aconteceu com o italiano Alessio Chiodi que não se classificou para a final na Bélgica após duas quedas na bateria classificatória.

No sábado, dia 12, o clima estava perfeito para um dia de classificação. Com a pista úmida, na 125 James Dobb, líder do campeonato, e Chiodi venceram respectivamente cada bateria classificatória. Para James Dobb e sua KTM 125 conquistar a pole está se tornando uma rotina. São cinco poles em cinco GP’s. Para Chiodi este primeiro bom resultado na temporada veio com uma ultrapassagem na última volta.

Na 250, Bolley pela primeira vez conquistou a pole, superando Pichon. Na 500 Shayne King que não vinha apresentando bons resultados conquistou sua primeira pole na temporada, batendo Smets, Everts e Aaltonen.

125 cc – No domingo o líder do Mundial 125, James Dobb, venceu facilmente e estendeu sua vantagem. O inglês agora tem 120 pontos, 55 a frente do holandês Erik Eggens. Na largada Stephen Sword, com Husqvarna, conquistou o holeshot, mas sua liderança logo foi interrompida pela KTM de Eggens que, por sua vez, não resistiu a Dobb. Chiodi não fez uma boa prova e terminou em oitavo.

250 cc – O francês Mickael Pichon copiou o exemplo de James Dobb e liderou da primeira volta até a bandeirada final, seguido dos compatriotas Fred Bolley e Yves Demaria. Esta foi a quarta vitória de Pichon na temporada e agora ele tem uma vantagem de 44 pontos sobre Gordon Crockard, vice-líder.

O atual dono do título, Fred Bolley, largou na pole, fez uma ótima corrida mas não conseguiu superar Pichon que além de andar muito era favorecido pela poeira que sua moto formava no caminho de Bolley. Vencedor do GP em Genk, Gordon Crockard largou mal e se recuperou para terminar em sétimo.

500 cc – O atual dono do título da 500, o belga Joel Smets, conquistou uma vitória histórica. Assim como James Dobb e Mickael Pichon, Smets dominou a bateria sem ser incomodado durante as 19 voltas. Ele também se tornou o piloto de maior sucesso na história da categoria, 37 vitórias, superando o antigo recordista, o americano Roger de Coster. O líder do campeonato, o belga Stefan Everts terminou em segundo, seguido de outro belga, Marnicq Bervoets.

Veja o resultado da 125 cc:

1) James Dobb KTM;
2) Erik Eggens – KTM ;
3) Steve Ramon Kawasaki;
4) Alessandro Belometti Yamaha;
5) Christian Stevanini Husqvarna.

Veja como ficou a classificação da 125cc:

1) James Dobb – 120 pontos;
2) Erik Eggens – 65 pontos;
3) Steve Ramon – 56 pontos;
4) Alessio Chiodi – 47 pontos;
5) Alessandro Belometti – 43 pontos.

Veja o resultado da 250 cc:

1) Mickael Pichon – Suzuki ;
2) Frédéric Bolley Honda;
3) Yves Demaria Yamaha;
4) Claudio Federici Yamaha;
5) Mickael Maschio Kawasaki.

Veja como ficou a classificação da 250 cc:

1) Mickael Pichon – 120 pontos;
2) Gordon Crockard – 76 pontos;
3) Yves Demaria – 54 pontos;
4) Claudio Federici – 51 pontos;
5) Pit Beirer – 43 pontos.

Veja o resultado da 500 cc:

1) Joel Smets KTM;
2) Stefan Everts – Yamaha;
3) Marnicq Bervoets Yamaha;
4) Shayne King KTM;
5) Francisco Garcia Vico KTM.

Veja como ficou a classificação da 500 cc:

1) Stefan Everts – 115 pontos;
2) Joel Smets – 97 pontos;
3) Marnicq Bervoets – 74 pontos;
4) Jonny Lindhe – 45 pontos;
5) Francisco Garcia Vico – 34 pontos.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 16, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure