Janine Cardoso grávida de três meses faturou mais uma na Master Feminina. (foto: Divulgação)
A 6ª e última etapa do Campeonato Paulista de escalada esportiva, evento apoiado Webventure aconteceu neste fim de semana (23 e 24/11) no Ginásio de Escalada Vertical Indoor, em Arujá. Apesar do número reduzido de participantes em relação às outras etapas, foi sem dúvida uma das mais disputadas, pois estava em jogo a classificação final do Ranking Paulista da FEMESP.
Mais uma vez o route setter Ricardo Schen teve muito trabalho na montagem das vias que ficaram bastante seletivas e exigiram além de técnica e força, uma boa leitura por parte dos competidores.
Na categoria Intermediária Feminina, a disputa direta ficou entre Graziela Souza e Sibele Urbem, que praticamente empataram nas vias eliminatórias de sábado. Flávia Rossler, que vinha se dando bem nas outras etapas, não estava num bom dia e abriu espaço para que Tânia Haddad buscasse um lugar no pódio. Na final de domingo, Graziela foi incontestavelmente a melhor chegando a três agarras do final e ficou em primeiro lugar, seguida por Sibele e Tânia Haddad.
No Intermediário Masculino, esperava-se um forte duelo entre Luan Castelo e Ricardo Mazzeto. Luan, que vinha com uma excelente regularidade durante o campeonato, não conseguiu superar Ricardo que demonstrou bastante preparo na via da final, graduada em 8b e passava por um módulo gigante no teto do ginásio. Augusto Portugal também confirmou a boa fase e ficou com a segunda colocação superando Luan, o terceiro colocado.
Masters – As mulheres do Máster disputaram as colocações nas mesmas vias do intermediário masculino e Janine Cardoso mostrou que é atualmente a melhor escaladora do estado, fazendo top na via da semi-final e quase completando a via da final mesmo grávida de 3 meses. Thais Makino não conseguiu progredir muito na final, ficando em segundo lugar, seguida de Rúbia Camarão.
Com a desistência de César Grosso, por contusão, a briga pelo primeiro lugar no Máster Masculino ficou entre Alexandre Paranhos (Linha) e André Berezoski. No sábado, Linha finalizou as duas vias da semi final com grande facilidade, passando em primeiro lugar para a final seguido de perto por André Berezosck e Ygor Epof.
A final de domingo foi eletrizante numa via cotada em 9b com movimentos fortes passando pelo módulo do teto. Desta vez André demonstrou um grande preparo e foi o único que finalizou a via. Alexandre Paranhos tocou a útima agarra da via, mas não conseguiu dominá-la, levando o segundo lugar. A grande surpresa foi Carlos Bortoleto, que estava parado a meses por contusão e ficou em terceiro lugar.
Com este resultado, o Ranking ficou empatado e forçou uma super final entre Linha e Belezinha, uma verdadeira demonstração de força, garra e dedicação pela busca do primeiro lugar. Desta vez Alexandre Paranhos conseguiu avançar mais que André, com uma excelente capacidade de recuperação e sangue frio após a via da final.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 25, 2002