O Barco Brasil ficou na quarta colocação da classe HPE-25 na Semana de Monotipos de Ilhabela 2024. O evento foi concluído neste domingo (14) na Escola de Vela Lars Grael e reuniu várias categorias em quatro dias de regatas.
A equipe de José Guilherme Pereira Caldas, Guto Campelo, Juliana Duque e Rafael Martins brigou do começo ao fim pelo título e acabou empatando em pontos com o Crazy Phoenix, que ficou com o bronze pelos critérios de desempate. O ouro ficou com o Pé de Vento e a prata com o Ginga.
Foram realizadas nove regatas ao todo no Canal de São Sebastião. Na maioria dos dias, os velejadores sofreram com temperaturas mais baixas e mar mexido no litoral norte paulista.
”O HPE-25 serve como treino para essa regata de volta ao mundo, que será uma desafio offshore de sete meses, com seis paradas. Não esperávamos isso (resultado nos Monotipos). A gente esperava um pouco mais para trás na classificação, mas está dando tudo certo pro Barco Brasil”, contou José Guilherme Caldas.
A mesma equipe ficou com o bronze na Copa Mitsubishi – Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, evento disputado em dois fins de semana em Ilhabela (SP) no mês passado.
No mesmo evento, o Barco Brasil já havia conquistado um pódio na Regata VelaShow, evento realizado em paralelo à feira 100% de vela, que teve como destaque a exposição da Volta ao Mundo.
O quarteto teve Rafael Martins e Juliana Duque são bicampeões brasileiros de Snipe e medalhistas pan-americanos em Lima 2019 e Santiago 2023. A baiana Juliana Duque também é tricampeã mundial de Snipe.
O próximo desafio é a Semana Internacional de Vela de Ilhabela de 20 a 27 de julho no Yacht Club de Ilhabela. O barco escolhido é o Mussulo 55.
Sobre o Barco Brasil
A participação do Barco Brasil em eventos faz parte do treinamento de José Guilherme Caldas para a Globe40, regata de Volta ao Mundo em duplas, que começará em 2025. Caldas estará a bordo de um Class40, ao lado de Luiz Bolina, enfrentando os desafios dos mares do planeta.
Esta será a segunda campanha brasileira oficial em uma volta ao mundo, relembrando o pioneirismo do Brasil 1 na Volvo Ocean Race. Há 19 anos, Torben Grael liderou o barco nessa histórica disputa pelos mares do mundo.
A Globe40 está agendada para os anos de 2025 e 2026, com início previsto para setembro do próximo ano na Europa, abrangendo mais de 30.000 milhas de regata.
Leia mais sobre o Barco Brasil
Foto: Paulo Magalhães