O veleiro Wiki-Wiki do comandante Nelson Ilha (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Direto de Ilhabela (SP) – No primeiro dia inteiramente ensolarado da Semana de Vela de Ilhabela, os veleiros das classes como Delta 32, Skipper 21, HPE25, Benetau 40.7 e outras que permitem veleiros semelhantes, se enfrentaram no 8º Grand Prix.
Foram duas regatas no estilo Barla-Sota, na qual a organização espalha duas bóias no mar e os veleiros têm que contorná-las por duas vezes. As próximas regatas daqui para frente serão todas nesse modelo.
Na classe Delta 32, o veleiro Loyal foi o vencedor, na somatória das duas disputas do dia, seguido pelo Mahalo e o Kawabunga, vencedor da regata Alcatrazes na sua classe. A Skipper 21 teve o barco de mesmo nome como vencedor, o Mutley em segundo e o Rajado em terceiro.
A Benetau 40.7 foi a mais disputada. O baiano Odoyá foi o primeiro, e a partir da quarta-feira terá reforço de Robert Scheidt, campeão da Semana de Monotipo, para a disputa da regata Volta à Ilha. O Wiki-Wiki, veleiro com a tripulação mais nova da Semana de Vela, foi o segundo. Sob o comando de Nelson Ilha, Juiz da Isaf, garotos de 15 à 18 anos e uma menina de 13 disputam a Semana de Vela.
“Eles são bastante inteligentes, se adaptam muito bem ao veleiro. Todos já velejam, vêm da Optimist ou outras classes. Estão bem entusiasmados”, disse o comandante. O Wiki-Wiki foi fita azul da classe na regata Alcatrazes. Na primeira etapa do Grand Prix, o terceiro colocado da Benetau 40.7 foi o Alucinante. Na HPE 25, o Nordstorm venceu com grande vantagem para os concorrentes.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa