Apesar de levar uma das maiores delegações para a Holland Regatta, o Brasil teve um desempenho mediano nesse que é um dos maiores eventos de vela do mundo. Antes conhecida como a Semana de SPA, a Holland Regatta aconteceu de 23 a 29 de maio e reuniu feras da vela nas classes 470, 49er, Finn, Laser e Laser Radial, Mistral, Star, Tornado e Yngling.
O Brasil levou seis representantes para a prova, em três classes. Um deles, o pentacampeão da Semana de SPA e campeão olímpico Robert Scheidt, na Laser. Mais dois velejadores brasileiros competiram na mesma classe, André Streppel e Andréas Perdicaris.
Maior esperança de pódio brasileira, Scheidt terminou em sétimo, após vencer apenas duas regatas. Terminou com 26 pontos a mais que o campeão, o australiano Tom Slingsby.Velejei bem praticamente apenas no primeiro dia, errei um pouco mais do que de costume, principalmente no primeiro contravento, lamentou.
Mais resultados – André Streppel ficou em trigésimo primeiro e Andréas Perdicaris em 54°, num total de 112 competidores na classe.
Adriana Kostiw na Laser Radial ficou com o 25° lugar entre 60 velejadoras. Na 470 Feminino, Isabel Ficker e Laura Zanni terminaram em 17° após serem desclassificadas da quarta regata.
Os ventos oscilaram bastante durante toda a semana. Na sexta-feira cogitou-se suspender algumas disputas. No sábado o vento voltou a soprar e chegou aos 25 nós. Na disputa das finais, no domingo, ele cessou de vez e as regatas foram canceladas. Com isso, permaneceu o resultado do dia anterior para todas as classes.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: maio 31, 2005