Foto: Pixabay

Resultados finais do Paranaense de dificuldade

Redação Webventure/ Montanhismo

Master Masculino teve disputa bastante acirrada  vencida por Anderson Gouveia. (foto: Divulgação Academia Jaguati)
Master Masculino teve disputa bastante acirrada vencida por Anderson Gouveia. (foto: Divulgação Academia Jaguati)

A quinta etapa do Ranking Paranaense de escalada esportiva 2003 aconteceu no último sábado (04/10), em Curitiba, e definiu os campeões do ano na modalidade dificuldade. O evento foi realizado na Academia Jaguati, com a organização da AEEP.

No Master masculino, Paulo Castelã e Ricardo Petry disputavam o título e a primeira colocação no ranking. Já para Anderson Gouveia só interessava a vitória na etapa: assim, ele empataria com Paulo e os dois disputariam o título escalando mais uma via. E foi o que aconteceu. Mais uma via foi aberta por Rodrigo Gouveia, e Anderson venceu, tocando a penúltima agarra da via graduada em 9b/c.

Com o resultado, Anderson tornou-se tricampeão paranaense de dificuldade: venceu a primeira vez em 1997, novamente em 2000 e neste ano: “Estou muito feliz, pois sonhava com o tri há um tempinho. Agora é só treinar bastante para o Brasileiro, em dezembro”.

Ainda na etapa, Paulo ficou com o segundo lugar, seguido por Emerson Henrique, e por Ricardo. No Ranking, Paulo terminou como vice-líder, seu melhor resultado no estadual, e Ricardo com o terceiro lugar.

Amador masculino – Nesta etapa, Rafael Vendramin venceu novamente. Mesmo sem treinar, ele quase encadenou a via graduada em 7c/8a. Raul Braga conquistou o segundo lugar caindo duas agarras atrás de Rafael. Marcelo Taka, que na primeira etapa ficou em último lugar, conquistou a terceira posição e no ranking terminou empatado com Raul na segunda colocação. Esses três atletas passam para a categoria Master no ano que vem.

As meninas – Do Amador feminino participaram seis atletas, a maioria inexperiente. Angélica Yokochi, de 37 anos, que depois de muita insistência dos amigos resolveu participar, venceu seu primeiro campeonato escalando bem, mas um pouco nervosa. “Gostei muito do campeonato no geral e não esperava vencer. Queria parabenizar os route-setters, pois as vias estavam legais e em nenhuma categoria as atletas caíram no mesmo lugar”, observou.

O segundo lugar ficou com Midori Deguchi, que também escalou bem, mas desistiu no final. Em terceiro ficou Tatiani Takahashi, vencedora do ranking e que passa para a categoria Master no ano que vem.

E a Master feminino está mesmo precisando de reforços no Paranaense. Novamente haveria uma única participante, Ana Luisa Makino, que também já havia competido sozinha na segunda etapa. Mas Ana preferiu abrir mão de competir para auxiliar na organização da prova e trabalhou como juíza. ”É chato nunca ter ninguém para participar, não me motiva o bastante, me empolgo sozinha para os campeonatos brasileiros…”, lamenta a atleta.

Ana foi a campeã antecipada do ranking, seguida por Francine Machado, Gisely Ferraz (que hoje mora nos EUA) e por Marilene Lima.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 7, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure