Clique aqui para ver o vídeo sobre o prólogo de hoje
Clique aqui para ver o vídeo com ALfredo da Equipe terra da luz de Fortaleza
Camocim, 22h O dia amanheceu com sol. A ansiedade era grande depois da chuva atípica que caiu na noite anterior. Toda a cidade foi à praia para acompanhar o prólogo do Elf – Authentique Aventure.
Mestres de canoas e equipes navegaram até a bóia de largada desde as 10h da manhã. A maioria teve os barcos rebocados por traineiras. Outras desperdiçaram energia antes da disputa.
Com o sol das 13h, a prova já tinha duas horas de atraso quando Gérard soou a buzina dando início à mini-regata, de percurso circular em um ilha.
No começo, as equipes estrangeiras se destacaram, enquanto grande parte das brasileiras brigavam por posições intermediárias e retardatárias. O Time internacional Pharmanex/ Spie, formado por competidores neozelandeses e norte-americanos, ganhou a dianteira. Nesta hora, a Reebok Endurance Team era a melhor equipe brasileira, na quarta colocação.
O vencedores da edição passada perderam o ritmo e no momento em que iniciaram o contorno da ilha, as primeiras posições já estavam alteradas. A experiência de vela dos mestres de canoa com os ventos da região foi fundamental para manter o barco veloz e competitivo. As equipes traçaram as estratégias de navegação em zigue-zague e a competição pela liderança estava entre a Fujifilm, da França, e a cearense Terra da Luz.
A equipe brasileira também cansou um pouco e caiu para a terceira posição. Na passagem em frente ao bar Ilha do Amor, a Varig Airlines, composta por canadenses e norte-americanos, conseguiu a primeira colocação.
Na reta final, a Varig manteve sua liderança e venceu a mini-regata. A Pharmanex/ Spie ultrapassou a Fujifilm e ficou em segundo. A equipe francesa terminou em terceiro lugar com uma distância não muito grande para a brasileira Terra da Luz.
Para o capitão Alfredo Montenegro, a equipe cearense superou as dificuldades da largada e obteve um resultado surpreendente. Largamos na 15ª posição. Remamos bastante e chegamos antes do contorno no 8º lugar. Quando começamos a contornar a ilha já estávamos em segundo. Por dois momentos, estivemos em primeiro, mas a prova é muito difícil e não conseguimos nos manter. Mas está ótimo, explicou Montenegro.
A EMA/ Brasil terminou na 11ª colocação, segunda melhor equipe brasileira. A Reebok Endurance Team veio logo atrás. As equipes francesas Globe Brothers e Les Desaxes, juntamente com a brasileira, Atenah/ Pão de Açúcar não cruzaram as bóias de chegada e foram desclassificadas.
Os resultados obtidos no prólogo serão convertidos nas posições de largada para o Elf. Em ordem decrescente, as primeiras colocações deram às equipes o privilégio de cumprirem um percurso menor de caiaque, modalidade inicial. As desclassificadas largarão em último.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch
Last modified: abril 14, 2000