Edu Piano deu show (foto: Murilo Mattos/ Divulgação)
Volkswagen começou a mostrar a sua força no 17º edição do Rally do Sertões. Nesta quarta-feira, a equipe vencedora do Rally Dakar ficou com as três primeiras colocações na categoria carros. A dupla Nasser Al-Attiyah e Timo Gottschalk ganhou completou os 256 quilômetros em 2h30min28s. A segunda colocação ficou com os brasileiros Mauricio Neves e Eduardo Bampi, enquanto que os espanhóis Carlos Sainz e Lucas Cruz completaram o pódio.
“Foi uma boa experiência em uma condição não muito fácil, pois largamos em 10º. Foi um bom resultado e espero vencer este rali, pois eu queria participar do Rally do Sertões há três anos e não tinha condições de vir. Espero que o bom resultado se repita nas nove etapas que faltam, disse Nasser.
O primeiro dia da 17º edição do Rally do Sertões, começou às 9h com a etapa entre Goiânia e Santa Helena. Os pilotos percorreram 256 quilômetros de trecho cronometrado e 70 quilômetros de deslocamentos inicial e final. Os brasileiros conseguiram boas qualificações em todas as categorias.
O grande desafio do dia para a maioria dos competidores foi a navegação. Abrimos a prova e logo no começo fomos passear um pouquinho. Faz parte, mas é importante termos mais atenção daqui para frente. Quando voltamos, recuperamos bem a prova, disse o piloto Jean Azevedo, que faz dupla com e Youssef Haddad e ficou com o primeiro lugar no super prime de terça-feira à noite, mas nesta quarta terminou na quarta posição.
Na competição de caminhões a equipe de Edu Piano/ Davi Fonseca/ Solom Mendes, que partiu do segundo lugar após a classificação do super prime, superou em 8 minutos a equipe de Amable Barrasa/ Guilherme Petrine, ficando assim com o primeiro posto do dia. O trio encerrou a primeira especial do rali com a marca de 3h14mim02s05.
“Foi importante a estratégia que nós fizemos para essa etapa. Quando divulgaram a competição em São Paulo, soubemos que essa etapa seria muito dura, com muitas lombas. Modificamos a preparação, com mudanças na suspensão, que se mostrou eficiente. O caminhão ficou muito bom e é sempre bom começar ganhando, falou Edu Piano.
Apesar de uma batida, o trio André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto chegou na terceira posição. Hoje enfrentamos o nosso primeiro perrengue. No km 190 da especial (trecho cronometrado) estávamos em uma pista de alta velocidade e tínhamos que entrar em uma estradinha à direita. Na curva vimos um mata-burro e acabei batendo a traseira do caminhão no local, furando um dos pneus traseiros. Logo que descemos para trocá-lo vimos que vazava diesel do motor. Creio que perdemos uns 25 minutos na troca do bico injetor do motor disse o piloto.
Um dos principais nomes da modalidade no país, Zé Helio terminou com o primeiro lugar na categoria motos. Ele finalizou o trecho às 12h06, com 2h59min50 de tempo total. Hoje foi gostoso, um dia bom para começar. Foi até mais simples do que eu imaginava. Um dia com muita navegação, bastante pilotagem, bastante prazeroso. Meu equipamento está bom demais. A hora que eu percebi a especial já tinha acabado disse o piloto
Como o pessoal de outras categorias o piloto português Pedro Bianchi teve problemas com a navegação, que o levou por muitos quilômetros ao caminho errado. O rali ainda está no início e dá para recuperar, mas já dá para ver que será uma prova dura, disse o português.
Nos quadriciclos, Cristiano Sousa concluiu o dia em primeiro lugar com um tempo total de 1h39min09s, e fechou a especial com a marca de 3h39mim59s07. O segundo colocado, Carlo Collet, só cruzou a linha de chegada da especial cerca de 10 minutos depois.
Resultado do primeiro dia de Rally dos Sertões carros: extra oficial
1) Nasser Al-Attiyah/ Timo Gottschalk – 2h30min28
2) Maurício Neves/ Eduardo Bampi 2h34min03
3) Carlos Sainz/ Lucas Senra 2h35min52
Resultado do primeiro dia de Rally dos Sertões caminhões: extra oficial
1) Edu Piano/ Davi Fonseca/ Solom Mendes 3h14mim02s05
2) Amable Barrasa/ Guilherme Petrine 3h22mim00s5
3) André Azevedo/ Maykel Justo/ Ronaldo Pinto 3h41mim01s01
Resultado do primeiro dia de Rally dos Sertões motos: extra oficial
1) Zé Hélio – 2h59min50
2) Thiago Fantozzi – 3h01min58
3) Juca Bala – 3h04min38
Resultado do primeiro dia de Rally dos Sertões quadriciculos: extra oficial
1) Cristiano Sousa Batista 3h39mim59s7
2) Carlo Collet 3h48mim25s0
3) Rodrigo Varela 4h11mim12s0
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 24, 2009