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Reta final para pilotos na briga pelo título da Copa RallySP

Redação Webventure/ Offroad

André Azevedo (foto) entra na briga com Amable (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)
André Azevedo (foto) entra na briga com Amable (foto: Thiago Padovanni/ www.webventure.com.br)

Desde março, a Copa RallySP está em ‘recesso’ e retorna neste sábado (9) para a quinta etapa da competição. Após o Rally dos Sertões, os pilotos e navegadores voltam a se encontrar em São Luís do Paraitinga (SP) para 180 quilômetros de competição em três fazendas da região.

A disputa está acirrada em quase todas as categorias. Além da briga pelo título geral, que separa Reinaldo Varela/ Marcos Macedo e Jean Azevedo Youssef Haddad por apenas meio ponto, a categoria Protótipos, com 13 carros inscritos, terá o retorno de pilotos como Felipe Bibas e Maurício Neves.

Deco Muniz, organizador da competição, disse que na Copa RallySP, os pilotos devem tomar cuidado para não perder pontos importantes. “Será uma prova bastante proveitosa para quem quiser brigar pelo título. A chance é agora de não perder pontos. A prova será interessante, grande para o tamanho de prova que costumamos fazer”, contou Deco, que ainda afirmou que a prova será diversificada, com muita com navegação, pilotagem e bastante divertimento.

Para esta competição, a especial teve um aumento de quilometragem: serão 50 quilômetros de trecho cronometrado em meio a três fazendas da região da Serra do Mar. Os pilotos farão três baterias, totalizando 150 quilômetros de especial, além dos deslocamentos de 30 quilômetros.

Apesar da prova acontecer em uma região de serras, Deco comemora o fato de ter encontrado um percurso sem muita pirambeira. “Foi a melhor especial que montamos até hoje, a topografia é plana, apesar de ser na Serra do Mar. A prova será ora travada, ora rápida; o piso é bom e ao mesmo tempo ruim”, afirmou o organizador.

Problemas com o percurso – Para montar o circuito, Deco conta que teve que procurar outras fazendas próximas para realizar a prova. A grande complicação foi por conta de um reflorestamento na Fazenda Cachoeirinha, onde caminhões passam 24 horas retirando madeira. “Tive que explorar mais as outras duas fazendas para montar o percurso, não ia usá-las tanto, mas consegui finalizar o trajeto, fugindo do plano original, montado desde o ano passado”, declarou.

O trecho será bem variado e completo. Existem muitos eucaliptos e uma área de reflorestamento no trecho da prova. A visibilidade dos pilotos não será comprometida: as árvores foram cortadas e fica, praticamente, um campo aberto. A outra parte da prova terá os eucaliptos mais altos.

Um dos fatores que pode fazer diferença é o tempo. A previsão de chuva para o fim de semana é alta, dificultando um pouco a pilotagem. A organização alerta: metade da prova tem o piso com cascalho, sem oferecer riscos aos competidores. Porém, a outra metade, por conta do reflorestamento, tem o solo duro e compactado, e com a chuva, o piso fica liso, sem formar lombas.

Faltando apenas mais duas etapas, que serão realizadas em Taubaté (SP) nos dias 27 e 28 de setembro, a briga pelo título da competição segue até o fim. Para Deco Muniz, a competição chegou na reta final e a briga entre os pilotos por pontos importantes deve ser uma das principais atrações da Copa RallySP.

Após quatro etapas, a primeira colocação na classificação geral fica com Reinaldo Varela/ Marcos Macedo, da Super Production, com 24,5 pontos. Meio ponto atrás está a dupla da categoria Protótipo Jean Azevedo/ Youssef Haddad.

Varela e Macedo esperam manter a colocação tanto em sua categoria, quanto no geral. A dupla, a bordo do Mitsubishi L200 RS, chega em São Luís do Paraitinga com o título da categoria Super Production do Rally dos Sertões, além de serem os melhores brasileiros na classificação geral.

A dupla da Equipe Petrobras Lubrax, Jean Azevedo/ Youssef Haddad estão na segunda colocação no geral e lideram, com 29 pontos, a Protótipo, uma das categorias mais disputadas. “Voltaram muitos pilotos para esta etapa do rali, é uma categoria que ficou inchada. A briga está grande entre o Jean e o Cristian (Baumgart), os riscos de ganhar ou perder pontos é alto, e pode definir a prova”, contou Muniz.

Caminhões – Outra categoria que promete brigas até o fim será entre os Caminhões. Há um empate em 30 pontos entre Amable Barrasa/ José Papacena e André Azevedo/ Maykel Justo. Amable compete com um caminhão mais leve que André, e para esta quinta etapa, Deco garante que o peso do caminhão não irá influenciar. “A vantagem do Amable não será grande, apesar da prova ser sinuosa, não será tão travada. A briga será mais parelha entre os dois pilotos”, explicou o organizador.

Confira a classificação da Copa RallySP após quatro etapas:

Geral
1- Reinaldo Varela/Marcos Macedo (Mitsubishi L200 RS) SPD – 24,5
2- Jean Azevedo/Youssef Haddad (Mitsubishi L200 Evo) PRO – 23
3- Richard Vaders/José Scapassassi (Vaders) PRO – 19
4- Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Evo) PRO – 12
5- Edu Piano/Fausto Dallape (Ranger) PRO – 8
6- Roberto Reijers/Rogério Almeida (Ranger) PRO – 8
7- Roberto Correa/Neurivam Calado (Mitsubishi L200 RS) SPD – 8
8- Amable Barrasa/José Papacena (Ford-4000) Caminhões – 5
9- Vitor Fischer/Daniel Simon (Ford) Força Livre – 4
10- Paulo Rugna/Rodrigo Varela (Mitsubishi L200RS) SPD – 4

Super Production
1- Reinaldo Varela/Marcos Macedo (Mitsubishi L200 RS) – 30
2- Roberto Correa/Neurivam Calado (Mitsubishi L200 RS) – 25
3- Carlos Policarpo/Rômulo Secomandi (Mitsubishi L200 RS) – 16,5
4- Paulão Lima/André Casagrande (Mitsubishi L200 RS) – 13
5- Paulo Rugna/Rodrigo Varela (Mitsubishi L200 RS) -12

Protótipos
1- Jean Azevedo/Youssef Haddad (Mitsubishi L200 Evo) – 29
2- Richard Vaders/José Scapassassi (Vaders) 22,5
3- Roberto Reijers/Rogério Almeida (Ranger) – 15,5
4- Edu Piano/Fausto Dallape (Ranger) – 15,5
5- Cristian Baumgart/Beco Andreotti (Mitsubishi L200 Evo) – 15

Production
1- André Soares/Daniel Gay (Troller) – 26
2- Klaus Reis/Hamilton Leite (TR4) – 20
3- Igor Ribeiro/Andrea Portas (TR4) – 18
4- Rogério Rode/Guilherme Signoretti (Mitsubishi L200 R) – 15
5- Pedro Prado/Daniel Henriques (TR4) – 14

Força Livre
1- Vitor Fischer/Daniel Simon (Ford) – 25
2- José Roberto Tridenti/Marcos Piazza (Fiorino) – 8

Caminhões
1- Amable Barrasa/José Papacena (Ford F4000) – 30
2- André Azevedo/Maykel Justo (Mercedes-Benz) – 30
3- Felício Bragante/Ricardo Costa (Mercedes-Benz) – 17
4- Carlos Salvini (Mercedes-Benz) – 13
5- Guido Salvini (Mercedes-Benz) – 9

Este texto foi escrito por: Bruna Didario

Last modified: agosto 6, 2008

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