A ansiedade era grande antes do briefing. A expectativa estava por conta da revelação do percurso da Expedição Mata Atlântica 2000. Depois da entrega do Road Book(manual de instruções) aos capitães, enfim, as equipes descobriram o que irão enfrentar daqui para frente.
Durante toda tarde de hoje, véspera da largada, os competidores analisaram o roteiro da prova, medindo a quilometragem (não fornecida pela organização) das etapas através das coordenadas. A Webventure adiantou-se e trouxe para você como será etapa por etapa.
As equipes largarão da praia de Tarituba, perto de Paraty (RJ), amanhã, às 7h, para a primeira perna de canoa. Serão 35 km remando no mar e, segundo o comentarista exclusivo da Webventure, Júlio Pieroni, muita gente vai ter bastante receio porque a canoa não fica muito estável no mar.
Na chegada do AT 01 (área de transição das modalidades), em Parati Mirim, as equipes partirão para um trekking de quase 50 km, com trechos de costeira (pela costa), contornando o Planalto de Joatinga. Nesta etapa, haverá um trecho de natação com quase 1,5 km de extensão, atravessando o Saco de Mamanguá, e um rapel de 40 m, a primeira técnica vertical.
Estratégia – Na próxima etapa, serão 100 km de mountain bike, porém as bikes estarão posicionadas em um ponto distante do AT 02. Com isso, as equipes deverão optar por seguir na prova ou ir até a área de transição para descansar ou comer algo.
Antes do início da corrida, cada uma entregará à organização a decisão tomada. É a estratégia da equipe. Esta decisão tem um custo de tempo. Se a equipe quiser sobreviver na prova irá até o AT, agora se tiver indo para ganhar talvez não vá. Vamos ver o que vai acontecer, contou Júlio. Além disso, a etapa é muito técnica e em alguns lugares, as equipes vão empurrar as bikes morro a cima, completou Júlio.
Depois disso, haverá mais um pequeno trecho de canoagem com o primeiro corte da prova. Caso alguma equipe não saia do AT 03 até 10h de quinta-feira (26/10), será rebaixada para a categoria Alternativa (mais leve) e fará o restante de bike.
Novamente, as equipes retornarão ao trekking para subir a Serra do Mar. Serão cerca de 65 km, saindo no Núcleo Cunha, no Parque Estadual da Serra do Mar, deixando o estado do Rio de Janeiro em direção à São Paulo.
Um novo horário de corte está determinado antes da etapa de rafting. As equipes que não conseguirem sair do AT 04 antes das 17h, serão designadas para a categoria Alternativa.
As equipes da Expedição continuarão na prova com a etapa de rafting. Um por bote, os times descerão o Rio Paraibuna, completando um trecho de 17 km. A estimativa é que a maioria deles faça a etapa de noite.
Passada mais da metade, a prova volta a ter uma etapa de mountain bike com 100 km de percurso. Nela, também haverá uma ascensão em cordas (segunda técnica vertical) com as bikes nas costas, ao lado de uma cachoeira. Quem não conseguir levá-la, terá que voltar ao começo da ascensão, pegar a bike e pedalar de volta ao topo para encontrar o restante da equipe.
Outro corte haverá no AT 06. Dessa vez, da categoria Expedição (a mais difícil) para a Aventura (Intermediária).As equipes da Aventura se juntarão as da Alternativa para um novo percurso de mountain bike a partir do PC 27(posto de controle).
Depois disso, acontece a segunda perna de canoa. Serão mais 45 km de remadas pela represa do Rio do Paraibuna, com mais um pequeno trecho de mountain bike, 8,5 km.
Falta pouco para o final da prova. As equipes enfrentarão mais uma etapa de trekking, agora descendo a Serra do Mar, com a realização da terceira técnica vertical, a tirolesa. Vai partir da Pedra do Corcovado de Ubatuba e é só para as categorias da Expedição, repudiou Júlio.
No AT 09, as equipes seguem 37 km de mountain bike, por trilhas e estradas de terra até as margens do Rio Itamambuca. É a última área de transição (10) para a etapa final da corrida. Serão apenas 3 km de canoagem, aportando na praia de Itamambuca. A organização espera que a campeã da EMA 2000 conclua a corrida em 100 horas ou 4 dias e meio.
A Webventure realiza a cobertura on line e oficial da EMA 2000 com apoio de Ford, Timberland e By.
Este texto foi escrito por: André Pascowitch