Os cearenses Riamburgo Ximenes e Paulo Salles foram os campeões na geral dos carros no Baja Cipó 1000, rali de velocidade disputado nas trilhas da Serra do Cipó (MG), segunda etapa da Copa Baja. Os cearenses que este ano já venceram o Rally Internacional dos Sertões, surpreenderam mais uma vez equipes com mais experiência. Nas motos a vitória ficou com o italiano Fabio Farioli, seguido pelo também italiano Giovanni Sala, atual campeão mundial de enduro.
Com o cancelamento da etapa de domingo a organização decidiu dividir os 400 quilômetros reservados para a segunda e última etapa em três pequenos trechos cronometrados. Com o terreno muito seco e com muitas erosões, as trilhas na Serra do Cipó acabaram sendo um grande desafio para os pilotos em uma prova de grande dificuldade. Menos da metade dos participantes do Baja conseguiu completar todo o percurso. O cancelamento da primeira etapa também acabou obrigando o pessoal a ir para o tudo ou nada, contou o vencedor Riamburgo Ximenes. Nós conseguimos dar o máximo com o nosso carro e mesmo assim terminar a prova inteiros, comentou.
A prova foi marcada por inúmeros acidentes envolvendo pilotos de ponta. Luciano Braga e seu navegador Detlef Altwing, campeões do Mitsubish Motorsports capotaram com uma S-10 Chevrolet mas conseguiram prosseguir na prova ficando com o segundo lugar. Klever Kolberg e Gilberto Barricati também capotaram em uma descida com erosões, mas também seguiram em frente chegando na quinta posição. Outro acidente feio foi com a Land Rover de Marcelo Zebra e com a L200 do carioca Guilherme Spinelli, ambos tiveram que desistir da prova.
Para as motos a prova não foi menos complicada com muitos acidentes e desistências. O mais grave foi o envolvendo o piloto Luis Felipe Bastos que vinha liderando o Baja até sofrer um acidente no último trecho cronometrado e quebrar o braço, abrindo o caminho para a dobradinha italiana.
A próxima etapa da Copa Baja será o RN 1500, de Fortaleza (CE) até Natal (RN), em novembro. O encerramento do campeonato será nas dunas do Delta do Parnaíba, em dezembro.
Webventure: Uma prova muito complicada, com muitos acidentes. Como você analisa esta etapa do Baja?
Riamburgo: Foi uma prova muito bonita com um indice técnico muito alto. Todo mundo queria andar rápido era uma prova de dois dias, com duas etapas e que acabou ficando com uma só. Todo mundo querendo andar o mais rápido possível. Com o cancelamento do primeiro dia, a etapa da segunda acabou virando um tudo ou nada, o negócio era acelerar mesmo. E a Serra do Cipó tem um terreno bastante complicado, com muitas pedras. A organização até escolheu estradas bem rápidas, com piso liso de cascalho, e a velocidade aumenta muito e com muito cascalho. A média de velocidade lá no Cipó foi muito alta, o que facilita os acidentes.
Webventure: E o carro terminou intacto como nos Sertões?
Riamburgo: Agora nós utilizamos um outro carro, uma Pajero 3.5 V6, a mesma com que o Ulisses Bertoldo e o Nilo de Paula correram os Sertões. Nós compramos o carro e a Mitsubish fez a reforma geral. Ele ficou excelente. Esta foi nossa primeira experiência com ele em competição e ficamos muito satisfeitos. Conseguimos andar no máximo sem destruir nada. Acho que depois dos Sertões e desta etapa da Copa Baja nós vamos ficar famosos por conseguir vencer as provas sem destruir os carros (risos). A idéia agora é levar o carro para correr a Copa Dunas de Rally, lá na Serra da Canastra no final deste mês.
Webventure: Com tantas vitórias já existe o projeto de montar uma equipe cearense de ralis?
Riamburgo: O projeto existe sim. Mas por enquanto só temos eu e o Paulo Salles correndo. Ainda nem temos um nome de equipe, mas estamos pensando seriamente nisso para o ano que vem. Eu tive um ano muito feliz, corri o Piocerá deste ano e venci nas motos com uma WR 400, depois veio a vitória nos Sertões e agora esta na Serra do Cipó. Isso anima muito a gente a continuar participando. Tenho procurado deixar a Pajero Evolution com que ganhamos os Sertões aqui em Fortaleza para as provas do Nordeste, principalmente as próximas etapas da Copa Baja. Já a Pajero 3.5 V6 fica em São Paulo para as provas na região Sudeste.
Este texto foi escrito por: Gustavo Mansur
Last modified: outubro 13, 1999