Foto: Pixabay

Riamburgo Ximenes usa a experiência e conta com a sorte para vencer o Rally RN 1500

Redação Webventure/ Offroad

Riamburgo protagonizou um dos mais belos saltos do rali (foto: Donizetti Castilho)
Riamburgo protagonizou um dos mais belos saltos do rali (foto: Donizetti Castilho)

Direto de Natal (RN) – O cearense Riamburgo Ximenes viu no último domingo o título do Rally RN 1500 cair no seu colo. Claro que a experiência de anos de competições e um Rally Dakar também fazem toda a diferença para o piloto que é considerado o rei das dunas no país.

Brigando pela segunda colocação na classificação geral, o piloto terminou a especial com o título do rali. Seus principais adversários, Marcos Moraes/ Du Sachs e Richard Vaders/ José Scapassasi tiveram problemas em seus veículos e não completaram o último dia, abrindo as portas para o terceiro título de Riamburgo, que corre ao lado do navegador Stanger Eller.

E o piloto revela o segredo do sucesso: “é saber conduzir um carro na areia, não atolar, não superaquecer e andar dentro do limite do equipamento”. Além dos três títulos nos carros, Riamburgo acumula dois nas motos.

Na última especial, o piloto entrou na pista com a intenção de garantir o segundo lugar na disputa. “O Richard e eu estávamos em uma briga franca. No último dia ele estava um minuto na minha frente, e fui para tirar esse minuto. E quando vejo, ele estava com problema. O rali foi brigado até o último quilômetro, essa que é a verdade. Foi uma boa disputa”, afirma.

“Tive problemas logo no início. Em um rali longo como este, dificilmente um piloto completa sem ter tido algum problema. No primeiro dia tive duas porteiras fechadas e uma válvula na turbina que não estava acionando. No segundo, cai em uma vala após uma ré, a coisa mais boba do mundo. No terceiro dia fiz uma prova limpa, foi muito bom. E hoje tive um pouco de aquecimento”, explica o piloto. “O Marcos, que vinha liderando, não tinha tido problema nenhum até então, mas teve a infelicidade no último dia. Na matemática final acabei me privilegiando”, completa.

E Riamburgo aproveita a entrevista para trazer mais pilotos no próximo ano: “aproveito a ocasião para convidar todos os leitores que venham nos prestigiar na próxima edição, para que tenhamos uma prova melhor ainda”, diz.

Preparação para o Sertões – Não há como esconder que o RN 1500 foi uma grande preparação para o Rally dos Sertões. A prova potiguar é a considerada pelos próprios pilotos como sendo a segunda melhor prova do país, perdendo apenas para o Sertões. “Passamos por muitas situações de stress, de administração, de cabeça, roda que caiu no deslocamento, etc. Tivemos muitas lições que vão ficar bem na memória e irão nos ajudar bastante para o Rally dos Sertões”, disse Riamburgo. “Essa confraternização, os terrenos que são o verdadeiro cross-country, isso aqui é um mini-Sertões”, finaliza.

Este texto foi escrito por: Thiago Padovanni

Last modified: maio 6, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure