Pscheidt ficou com o primeiro lugar entre os homens (foto: Divulgação)
Aconteceu neste domingo (18), na cidade de Campo Largo (PR), a edição 2010 do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike Cross-country. Em uma prova muito fria e castigada pelas chuvas dos dias anteriores ao evento, os grandes campeões entre os 363 atletas de 14 estados foram Ricardo Pscheidt e Érika Gramiscelli
Entre os homens, Pscheidt conquistou seu terceiro título na disputa (2006, 2008 e 2010), liderando as quatro voltas do circuito de sete quilômetros de ponta a ponta (1h57min27). Atrapalhado por um problema na largada e pelo tráfego nos single tracks, Rubens Donizete ficou mais de quatro minutos atrás do campeão (2h01min36), na segunda colocação.
“Na largada acabei sendo um pouco prejudicado junto com outros atletas, pois a largada, que seria feita ao som da buzina, teve um problema, pois a buzina falhou, a maioria largou, mas alguns ficaram achando que seria feita uma nova largada. E como não voltou a largada tive que me esforçar muito para não entrar muito atrás na trilha. Quando alcancei os três primeiros já tinha me esforçado muito. Já no início Pscheidt atacou e eu não consegui ir com ele. Era difícil tentar alcancá-lo, pois não tinha como pedalar, era só correr a pé mesmo”, disse Rubinho.
Situação parecida viveu Gramiscelli, que também chegou ao seu terceiro caneco na disputa (2004, 2009 e 2010). A atleta, no entanto, teve que batalhar muito com Valéria Conceição para conquistar a primeira colocação. Durante as duas voltas, Érika trocou de posições com Conceição, conseguindo, no final, abrir uma pequena distância, terminando em 1h32min35, menos de um minuto a frente de da segunda colocada (1h33min18).
Com as posições se alternando ao longo da primeira volta tive que manter tranquilidade e sabedoria pra saber a hora certa de fazer força, usando assim toda minha experiência consegui agir de forma tranquila sabendo dosar a minha energia, preservando-a e usando-a somente nos momentos mais necessários”, contou a campeã.
Máster – Entre os atletas da Máster, os destaques da competição foram Abraão Azevedo e Márcio Ravelli. Azevedo mostrou mais uma vez estar em ótima forma, ficando com o título na categoria 40/44 anos. Ravelli também teve um ótimo desempenho, lembrando as performances que o levaram a dez títulos brasileiros do esporte, ficando com o ouro entre os competidores de 34 a 39 anos.
Este texto foi escrito por: Webventure