Dias de sol e muita organização foram as principais marcas do Campeonato Paulista de rafting, disputado no último final de semana no rio Jacaré-Pepira, em Brotas(SP). Apesar de ter sido anunciado como caseiro, foi possível observar um grande grau de profissionalismo tanto por parte dos organizadores quanto das equipes durante todo o evento. Com tanta vontande de vencer, houve quem misturasse rafting com trekking para ganhar tempo com baixo nível de água.
No feminino, a vitória ficou com pela segunda vez com a Canoar Aquática. Durante a disputa pelo vice-campeonto, a equipe Canoar Irazul acabou cometendo um erro de linha e encalhou numa das provas. Melhor para a Mata’dentro Uiara.
Outro fator que dificultou o trabalho das meninas da Irazul foi o condicionamento físico de suas integrantes. Mais fortes e mais pesadas, elas não conseguiram se sair muito bem diante de um rio tão baixo. Aliás, o fato de o Jacaré-Pepira não estar muito cheio acabou interferindo também na prova masculina onde a Master, como sempre, deu um show, apenas confirmando seu favoritismo.
Estratégia Inusitada – A grande disputa foi pelos segundo e terceiro lugares. Canoar Marvado, Ariranha Rafting Time e Canoar Caskuda tiveram que mostrar muita habilidade para evitar encalhes.
A briga por uma boa colocação levou os integrantes da Marvado, diante das dificuldades de competir num rio com um nível de água tão baixo, a sairem do bote e carregá-lo. Com essa inusitada estratégia, uma mistura de rafting com trekking, eles conseguiram ultrapassar a equipe Canoar Caskuda e confirmar o segundo lugar.
O Paulista 2000 mostrou bem o profissionalismo do rafting no Estado. As equipes, bem estruturadas, contando com alimentação, equipamentos e uniformes, também mostraram claramente que estamos caminhando para um nível cada vez maior de organização nesta modalidade.
Este texto foi escrito por: Roberta Borsari