Está confirmado para os próximos dias 17 e 18, apesar da preocupação com o nível baixo do rio Paranapanema, o Campeonato Brasileiro de rafting, na cidade de Piraju, São Paulo. O campeão e vice nas categorias masculinos e feminina terão o direito de participar do Campeonato Latino-Americano.
O campeonato em Piraju está confirmado, mas os organizadores do evento estão encontrando problemas com o nível do rio Paranapanema. Por conta de uma represa na região, o trecho do rio utilizado para competição está com nível de água muito baixo.
Com o racionamento de água, grande é a expectativa que cerca a questão. Há dúvidas sobre a possibilidade de esvaziar mais a represa e, assim elevar o nível do rio.
O dia em que rafting virou trekking – Foi exatamente pelo mesmo problema, o nível do rio, que o último Campeonato Paulista de rafting, realizado nos dias 20 e 21 de maio, na cidade de Brotas, produziu uma das cenas mais inusitadas já vistas numa competição da modalidade.
Numa disputa acirrada pelos segundo e terceiro lugares, a Canoar Marvado, Ariranha Rafting Time e Canoar Caskuda tiveram que mostrar muita habilidade para evitar encalhes.
A briga por uma boa colocação levou os integrantes da Marvado, diante das dificuldades de competir num Jacaré Pepira tão baixo, a saírem do bote e carregá-lo. Com essa inusitada estratégia, uma mistura de rafting com trekking, eles conseguiram ultrapassar a equipe Canoar Caskuda e confirmar o segundo lugar.
Latino-americano – O campeonato Latino-Americano está agendado para acontecer no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no final de outubro. A confirmação da International Rafting Federation deve sair nas próximas duas semanas.
Este texto foi escrito por: Débora de Cássia Pinto
Last modified: junho 9, 2000