Bote na descida do Rio de Contas. (foto: Arquivo Colca Rafting Expedições)
O Rio de Contas nasce na Chapada Diamantina, percorrendo todo o estado da Bahia e desaguando nas praias de Itacaré. Suas corredeiras são de classe III e IV e rápidas, devido ao grande volume de água. As principais corredeiras do trecho são: Carossel, Agem, Fumo, Funil, Corredor Polonês, Surpresa e Pancada.
O percurso tem aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão, com duração de aproximadamente 2h.
Como Chegar:
Saindo de São Paulo (SP), seguir pela Rodovia Presidente Dutra até o Rio de Janeiro (RJ). Do Rio para Itacaré seguir pela BR 101 até Ilhéus. De lá, seguir pela estrada parque até Itacaré. Distância de Ilhéus (BA) até Itacaré é de 70 km.
De Salvador, o acesso se dá pela BA-001, que liga Ilhéus a Itacaré. Outra opção seria a BA-654 que são 54KM de terra ligando Itacaré à BR-101, mas que se encontra em péssimas condições. Há também saídas diárias de ônibus de Ilhéus para Itacaré.
Comentários:
O Rio de Contas é um rio cristalino com águas de temperaturas muito agradáveis devido à região da Bahia. Suas corredeiras são menos constantes que as do Jucu, porém com mais água, proporcionando uma sensação de grandeza.
O rio também vai do interior para o litoral, desaguando nas praias de Itacaré. O passeio começa em Itacaré, o visitante vai de barco pelo Rio de Contas até o vilarejo de Taboquinhas, onde o barco chega e é a ultima corredeira do rafting.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 12, 2000