Webventure

Rio de Janeiro abre temporada de montanhismo com festa


Evento aconteceu na Praça General Tibúrcio (foto: Patrícia Serrão/ www.webventure.com.br)

A Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj) organizou, pelo 20º ano consecutivo, um evento para comemorar o início da temporada de escaladas. A festa foi realizada na Praça General Tibúrcio, Praia Vermelha, neste domingo (6).

“O objetivo principal do evento é que montanhistas cariocas possam se encontrar. Tem gente que eu só vejo aqui, uma vez por ano. Além disto, podemos ver as novidades nas barracas dos patrocinadores”, afirmou Waldecy Mathias Lucena, vice-presidente da Femerj. “A maioria dos montanhistas se programou para primeiro escalar o Pão-de-Açucar ou o morro da Babilônia e depois dar uma passadinha no evento”, acrescentou.

O tema desta edição foi o montanhismo solidário. A barraca das bandeirantes arrecadou roupas e alimentos que serão distribuídos para instituições sem fins lucrativos. “Isso é legal porque incentiva as pessoas a participarem, doando alimentos para quem realmente precisa”, afirmou Aline Silva, que colaborou doando um quilo de alimento.

Ao final do evento acontecerá um sorteio com equipamentos doados pelos patrocinadores para quem levou, pelo menos, um quilo de alimento não perecível.

Exposições – O evento contou com barraquinhas informativas das várias entidades que compõe a Femerj, e uma formada por três clubes mineiros de montanhismo, que vieram ao Rio especialmente para o evento. Também havia as barracas dos patrocinadores, expondo e vendendo seus produtos.

A Secretaria de Meio Ambiente também esteve presente, distribuindo mudas e fazendo oficinas de reaproveitamento de jornal, revistas e encartes. Um grupo de teatro formado por agentes ambientais apresentou a peça: “O meu ambiente”.

A criançada que acompanhou os pais também não ficou parada. Diversas barracas programaram brincadeiras para distrair a garotada, com atividades como pintura e massinha. Um pula-pula também ajudou a gastar a energia dos baixinhos.

Este texto foi escrito por: Patrícia Serrão