Webventure

Rio de Janeiro pode ter primeiro Monumento Natural do Brasil

No dia 02/05, o IBAMA irá promover uma consulta pública sobre a criação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras, um arquipélago rico em diversidade marinha localizado a cinco quilômetros da Praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Os interessados em participar da consulta devem comparecer ao auditório da Universidade Cândido Mendes, em Ipanema, às 19h.

Há registros de que o arquipélago abriga novas espécies marinhas que podem ser endêmicas, o que justificaria sua proteção. “A fauna é rica e única porque aquela é uma região de transição. Ali existem tanto animais de regiões temperadas, como de regiões tropicais”, explicou o analista ambiental Breno Herrera Coelho, coordenador do Grupo de Trabalho instituído pelo Ibama ainda em 2002 para criação da unidade.

Por estarem muito próximas a costa, as Ilhas Cagarras são muito utilizadas para pesca, turismo ecológico e mergulho, o que resulta em grande impacto ambiental. De acordo com Breno, “se a unidade for criada, as atividades de pesca serão proibidas nas ilhas do Arquipélago das Cagarras, Redonda e Filhote da Redonda. Com isso esperamos que haja um aumento das populações de peixes, o que levaria a um aumento do ecoturismo na região e um incremento dos estoques pesqueiros em áreas adjacentes”.

A criação do monumento – A criação de uma unidade de conservação no local foi proposta pela primeira vez em 1989, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, o (Conama). Na época o órgão pretendia que fosse incluso na categoria de Área de Relevante Interesse Ecológico.

Em 2002 a superintendência do Ibama do Rio de Janeiro criou um grupo de trabalho para reavaliar a questão. A decisão da proposta de criação de um Monumento Natural surgiu de reuniões com diversos interessados na região, como ONGs, pesquisadores, colônias de pescadores, operadores de mergulho, etc. Se aprovado, este será o primeiro Monumento Natural do Brasil.

Este texto foi escrito por: Webventure