Trekking será uma das cinco modalidades percorridas (foto: Divulgação)
A cidade de Rio do Sul, localizada no Alto Vale do Itajaí, a 60 quilômetros da Florianópolis (SC), receberá nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro a quarta edição do Bituin Adventure. Segundo seus organizadores, este ano a prova virá com um maior nível de exigência técnica, já que a edição usará 90% da área da prova totalmente nova.
Além de um trajeto novo e mais difícil, os atletas, divididos nas categorias Pró, Expedição e Aventura, serão levados para o local da largada da prova de ônibus. Assim, o briefing e a entrega do primeiro mapa serão somente dentro do ônibus. As categorias Pró e Expedição percorrerão um trecho de 120 quilômetros, enquanto a Aventura irá encarar 45.
De acordo com os organizadores, o nome Bituin vem da preposição inglesa “Between” e significa entre. A prova não é considerada nem muito longa e nem muito curta. É um desafio com estratégia, possuindo muita dificuldade de navegação e bônus de tempo, além de rotas alternativas mais facilitadas, possibilitando adrenalina aos competidores. Será uma corrida com horários de corte planejados para todas as equipes, profissionais ou não, que tem sempre como preocupação a passagem por belos lugares naturais da região, afirmou um de seus idealizadores.
Ao todo serão cinco modalidades disputadas: mountain bike, canoagem, trekking, escalada em pista de orientação e vertical, com rappel em cachoeiras, tirolezas e uma queda livre a 30 cm do solo. Este último não será obrigatório, podendo ser substituído por outra atividade. Além disso, na categoria Aventura o vertical será apenas recreativo e não obrigatório, sendo o cronômetro parado durante a atividade.
As inscrições variam de R$ 60,00 à R$ 120,00, conforme a categoria. Mais informações no site www.expedicaoeaventura.com.br
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: fevereiro 14, 2011