Laurent Maubré (esq.) inicia o briefing final da Rio Eco 2000. (foto: André Pascowitch)
Teresopolis/ RJ – Vai ser uma prova em um formato novo. Justamente com etapas. Isso que é realmente novo no mundo das corridas de aventuras. Uma mistura de Camel Trophy, Tour de France e Raid Galouise. Assim definiu Laurent Maubré, idealizador e organizador da corrida de aventura Rio Eco 2000, em entrevista exclusiva à Webventure depois do briefing final , no Hotel Alpina.
É a primeira vez que o estado do Rio de Janeiro é local de uma corrida de aventura. O desafio começa amanhã e estende-se até o dia 26 de novembro. As equipes participantes, entre brasileiras e estrangeiras, irão enfrentar as modalidades de trekking, escalada, mountain bike, ridenrun (corrida e cavalgada), caiaque oceânico e natação.
Mas as novidades não param por aí. Cada dia é uma etapa, e cada etapa terá a sua premiação, na qual os vencedores ganham uma camiseta amarela de lembrança. Além disso, nos pontos de apoio, onde as equipes irão reencontrar com os integrantes do apoio, um integrante poderá ser substituído por outro, sendo que haja a permanência de uma mulher. É uma coisa nova também. Vão poder trocar de atleta se alguém ficar cansado, ressaltou Laurent.
Descrição – Na primeira etapa, com largada amanhã, a 6h, na sede do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, as equipes irão enfrentar 30 km de caminhada e 15 km de mountain bike. Consideramos uma etapa rápida. Vai depender da estratégia. Vai ser uma etapa radical porque as equipes vão entrar em trilhas não muito usadas, contou.
No dia seguinte, a quilometragem é três vezes maior. É uma etapa longa de moutain bike e de cavalgada, que é também complicado já que é uma modalidade nova.. Serão 90 km e 30 km, respectivamente.
A terceira etapa vai começar com um rapel. Cordas estarão enfileiradas para facilitar a descida das equipes. Elas vão cair direto na água de tal forma que depois vão ter que nadar para conseguir chegar a embarcação que vão utilizar para atravessar o lago. Neste dia os times enfrentarão quatro atividades: rapel, natação, caiaque e mountain bike.
Já na Baía de Angra dos Reis, a quarta etapa vai ser de caiaque puxada de 60 km e, ao mesmo tempo, fácil porque vai ter a possibilidade de trocar de atletas duas vezes, detalhou Laurent. Para as equipes que conseguirem terminar a modalidade ainda de dia terão mais um trecho curto (5 km) de trekking.
Para o último dia do Rio Eco 2000, a organização preparou um surpresa para os participantes. É inédito. Pode-se classificar como uma prova urbana. Vão entrar na cidade do Rio de Janeiro de uma forma diferente. O objetivo é mostrar que o Rio de Jeneiro é feito para os esportes de outdoor. Laurent finalizou dizendo que irão conhecer um Rio maravilhoso. Vão passar pelo pontos turísticos mais importantes. Vai ser um presente.
Serão 400 quilômetros de prova, que passará pelas cidades de Teresópolis, Itaipava, Piraí (Represa Ribeirão das Lajes), Mangaratiba, Grumari, terminando na cidade do Rio de Janeiro (Copacabana). E você acompanhará tudo isso na cobertura on line oficial da Webventure.
Este texto foi escrito por: Andre Pascowitch