Atletas acampados em alojamento da Light em Piraí (RJ) (foto: Rodrigo Holanda)
Enquanto as equipes participantes da Rio Eco Adventure 2001 fazem seus ajustes finais para o maior evento do gênero na América Latina, outra verdadeira corrida de aventura já está acontecendo. Trata-se da organização da prova que, sob a responsabilidade do experiente francês Laurent Maubrét, vem trabalhando há cerca de oito meses para que tudo dê certo.
Por trás de toda a competição existe um número elevado de profissionais tomando as últimas providências, organizando chegada de equipes, jornalistas brasileiros e estrangeiros, além dos voluntários que trabalharão nos PC´s (Postos de Controle), onde certifica-se a passagem de cada grupo e seus tempos.
Existem ainda os AT´s, áreas de transição, onde os atletas terminam trechos de certa modalidade esportiva e iniciam outra. A Rio Eco se difere de outras corridas de aventura realizadas no Brasil por funcionar com paradas ao fim de cada tarde, dando início à outra etapa no dia seguinte, a exemplo dos rallies.
Os atletas estão acampados numa quadra poli-esportiva em Piraí (RJ), na Vila da Light, e não pensam em outra coisa a não ser descansar e relaxar a mente. Até a tarde de hoje, domingo, estava confirmada a participação de dezoito equipes. As 7hs teremos um briefing para os atletas e às 8hs uma reunião com os jornalistas.
Serão trechos árduos em aproximados 550km até o Rio de Janeiro, desvendando lugares certamente jamais transpassados. A largada acontecerá na manhã de segunda-feira, 24, e você poderá acompanhar a cobertura on-line de todo o evento pelo Webventure.
Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda