Webventure

Rio Eco Adventure atravessando a Serra dos Órgãos

A segunda etapa da Rio Eco Adventure 2001, realizada hoje, terça-feira, começou com um pequeno atraso. O motivo: no trekking de ontem, penúltimo trecho do dia, várias equipes se perderam e escorregaram pela noite à dentro. Até a manhã de hoje, por volta das 9h, a equipe francesa CSC/Issy Adventure ainda não havia sido encontrada pela pelos organizadores. Sete equipes estavam perdidas até as 11h30 de ontem. Os franceses da Ertips foram mais longe, chegando ao PC 10, e ficaram em primeiro. Ainda não há um resultado oficial da primeira etapa.

Segunda etapa, com largada bela região da Serra dos Órgãos – Os competidores iniciaram na única modalidade do dia, trekking com percurso total de 27 km, as 9h30. O tempo amanheceu aberto e as primeiras equipes começaram a chegar por volta das 16h30, em Teresópolis (RJ).

Novamente a Ertips Salomon chegou na frente, confirmando o favoritismo, neste que deve ser considerado o dia mais light de toda a competição. Na segunda colocação chegaram os espanhóis da Xtrem Adventure, seguidos pelos brasileiros da Alpino San Diego, que moram na região. Em seguida apareceram os brasileiros da Sukakaia, que disseram não existir o PC3. Ainda segundo os integrantes, não houve tempo para que fosse montado o PC.

“Seguimos o percurso tranqüilamente, mas não conseguimos encontrar o PC. Nos juntamos com a Ertips, assim como a Xtrem e a Alpino San Diego, e terminamos o trecho”, disse o “sukakaiano” Gustavo Sampaio. Anoiteceu e o restante das equipes ainda não chegaram, o que deve mobilizar a organização para mais uma busca, desta vez mais tranqüila.

Cuidados são necessários – Laurent Maubrét, diretor da prova, disse que boa parte das equipes não está carregando os itens obrigatórios. “Eles não estão a par do regulamento e acabam saindo despreparados para os trechos. Precisamos impor penalidades aos competidores para que não aconteça mais esse tipo de problema”, disse Laurent.

Esse foi o caso da equipe Ilha Bela Adventure (São Paulo), que, ontem, não contava com um dia tão longo de competição. “Achávamos que terminaríamos o trecho por volta das 15hs e levamos apenas uma lanterna. Tivemos de ser recolhidos como o restante dos atletas”, disse Magno Montibeller, enquanto plotava os mapas para a prova de hoje.

A Rio Eco Adventure 2001 segue amanhã para de Nova Friburgo, cidade de colonização alemã, que é conhecida pela presença de muitas lojas de langeries. Serão 70 km divididos entre: 46km de mountain bike, 20km de ride and run, finalizando com 4km de trekking. Os franceses da CSC/Issy Adventure foram encontrados ao final da tarde de hoje e deverão seguir na competição normalmente. No entanto, como se perderam ainda na primeira etapa, começarão do zero.

Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda