Webventure

Rio Eco: dunas e caiaque foram maiores os desafios

Vai chegando ao seu final a Rio Eco Adventure 2001, somando seis dias de muita aventura pelo estado do Rio de Janeiro. Na etapa de hoje, a quinta da competição, a equipe francesa Ertips foi a vencedora. Em segundo lugar chegaram os brasileiros da Sakakuia. A terceira a completar hoje foi a também brasileira Terra de Gigantes, que surpreendeu por ter chegado junto com os times de ponta, apesar de estar participando pela primeira vez de uma corrida de aventura.

O destaque do dia foram os franceses da Ertips que, ao chegarem ao último trecho de bike, perceberam que haviam perdido um PC. Para não serem penalizados, decidiram voltar e passar pelo Posto de controle perdido. Mesmo com esse atraso, os franceses chegaram na Quinta colocação no trecho de caiaque. Finalizaram a remada na terceira posição e depois, nas bikes, assumiram a liderança, mantida até o final.

Trekking com bike – Os competidores largaram hoje do camping de Búzios (RJ), ao norte da cidade, e iniciaram uma travessia de caiaque até o cais localizado na Rua das Pedras. Em seguida, iniciaram o primeiro trecho de bike da etapa. Aproximadamente dois quilômetros de dunas fizeram com que muitos atletas desistissem de pedalar para empurrar suas bikes, numa espécie de trekking desgastante e piorado pelas bicicletas, que precisavam ser empurradas.

Na área de transição seguinte, os atletas iniciaram o segundo trecho de caiaque oceânico, saindo das salinas do Peró e seguindo em direção a Saquarema (RJ). Depois, mais bike, até o fim da etapa. Os atletas fizeram um deslocamento, em veículos, para Maricá (RJ), de onde largarão para a etapa de amanhã.

Frente fria muda a prova O tempo permaneceu nublado na maior parte do dia de hoje nas região percorrida pelos competidores, sinal da frente fria que está chegando esta noite ao Rio de Janeiro. Esta condição climática fez com que o organizador da prova, Lurent Maubrét, decidisse por mudar a etapa final, que se realizará amanhã na cidade do Rio de Janeiro.

“Achamos melhor cancelar a escalaminhada e o rapel porque não seria seguro, para os atletas, enfrentar essas modalidades com mau tempo”, explica Laurent. Amanhã, os competidores enfrentarão mountain bike, trekking e patins. Embora o percurso ainda não tenha sido divulgado, a largada acontecerá às 8h e o término está previsto para as 11h. Continue acompanhando as emoções da Rio Eco 2001 aqui, no Webventure.

Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda