Rosa Prat da Xtreme: equipe quebrou invencibilidade da Ertips (foto: Rodrigo Holanda)
Os dia foi dos estrangeiros na terceira etapa da Rio Eco Adventure 2001, realizada hoje. O trecho levou os competidores da cidade de Itaipava até Nova Friburgo (RJ).
Duas modalidades foram canceladas. Os atletas largariam nas bikes, depois passariam para o ride and run (um a cavalo e dois a pé), trekking, finalizando com mais um trecho de bike de 25 km. No entanto, foi determinado que a prova acabasse logo depois do trecho da ride and run.
Para Gustavo Sampaio, da Alpina San Diego, a decisão foi acertada. Achava difícil alguma equipe terminar todo o percurso se ele tivesse sido mantido. Acho que a organização fez bem em cancelar os dois últimos trechos porque, senão, muitas equipes precisariam ser resgatadas, como nos outros dias. As mudanças aconteceram devido aos atrasos e à grande quantidade de equipes perdidas nas etapas anteriores.
Destaques – Em primeiro lugar chegaram os espanhóis da Xtreme, seguidos pelos franceses da Ertips e os também franceses da Nova Dry. Em quarto lugar chegou a Alpina San Diego, de Teresópolis, a melhor equipe brasileira na competição até o momento. Com esse resultado, a Xtreme quebra a invencibilidade da Ertips que, desde a primeira edição da Rio Eco, no ano passado, ainda não havia perdido nenhuma etapa.
O dia amanheceu aberto e o calor trouxe uma forte chuva por volta das 16h, quando haviam chegado apenas oito equipes. Às 16h30, determinado como horário limite das etapas, devido aos atrasos e resgates dos dias anteriores, os atletas começaram a ser recolhidos.
Amanhã a caravana da Rio Eco segue para Barra de São João, com deslocamento para Búzios. O resultado oficial das três primeiras etapas permanece atrasado devido às dificuldades dos organizadores para divulgar e computar os dados. Continue acompanhando no Webventure todas as emoções da Rio Eco Adventure 2001.
Este texto foi escrito por: Rodrigo Holanda