Webventure

Rio Formoso em Bonito (MS)


Passeio de contemplação nas águas calmas do Rio Formoso (foto: Divulgação Ygarapé Tour)

O Rio Formoso nasce na Serra da Bodoquena e deságua no Rio Miranda e seus 120 quilômetros de extensão estão dentro do município de Bonito (MS). Em suas águas calmas o visitante pode fazer um passeio de contemplação em botes.

O nível de dificuldade de suas corredeiras é classe II, com corredeiras calmas.

O passeio inicia-se na Fazenda de Estância Araçá, a 12 quilômetros da cidade, e termina na Ilha do Padre, local rodeado de cachoeiras e com boa infra-estrutura. São seis quilômetros percorridos em aproximadamente uma hora e meia.

No percurso há duas corredeiras, do Araçá e do Afrânio, e três cachoeiras, Postal, do Segredo e do Caldeirão. Durante todo o passeio é possível enxergar o fundo do rio e ver a grande quantidade de peixes.

Como chegar – Saindo de Campo Grande, o motorista irá percorrer 290 quilômetros pela rodovia BR 060, passando pelas cidades de Sidrolândia, Nioaque e Guia Lopes da Laguna até chegar em Bonito.

Comentários – Saiba a origem de cada nome das corredeiras e cachoeiras:

  • Corredeira do Araçá – nome da fazenda onde se encontra;
  • Corredeira do Afrânio – nome dado em homenagem ao proprietário da fazenda onde está localizada;
  • Cachoeira Postal – devido aos postais do destino;
  • Cachoeira do Segredo – deve-se a lenda de que na Guerra do Paraguai o local era travessia de carretas de boi. Conta-se que uma carreta caiu na cachoeira e ficou presa embaixo dela;
  • Cachoeira do Caldeirão – devido ao seu formato de caldeirão.

    Este texto foi escrito por: Roberta