Competidor decola para o Desafio Rio-São Paulo (foto: Divulgação)
A temporada de inverno do Vôo Livre foi aberta pela terceira etapa do Super Race/Carioca de Asa 2005 e do Desafio Rio-São Paulo na cidade mineira de Itamonte. A região estava repleta de térmicas, que proporcionaram um bom nível técnico para as proas.
No Campeonato Carioca, a vitória ficou com Carlos Niemeyer, seguido por Márcio Rosadas e Guga Saldanha. Já o Desafio Rio-São Paulo contou com 25 cariocas inscritos e dez paulistas. O Rio levou a melhor, com 655 pontos de vantagem.
A contagem de pontos foi a mesma utilizada no Campeonato Brasileiro, sendo que os três melhores vôos de casa estado contaram para o resultado final. Após dois dias de vôos, o Rio de Janeiro terminou com 5.522 pontos contra 4.867 de São Paulo.
O primeiro dia a rota escolhida foi uma triangulação de 46 quilômetros, vencida por Guga Saldanha, do Rio. Marcelo Ferro, de São Paulo, ficou em segundo equilibrando a disputa. A decisão do Desafio aconteceu no domingo, com uma triangulação de 61 quilômetros. Com a vitória o Rio fez 2.800 pontos no dia, contra 2.262 de São Paulo.
Este texto foi escrito por: Webventure