Webventure

Riscos e benefícios do Quebra-Mato


Quebra-mato com faróis auxiliares e espaço para guincho (foto: Técnica 4×4)

Entre os equipamentos disponíveis a um 4×4, o quebra-mato é o acessório que passa ao proprietário a sensação de segurança adicional em trilhas, pois se houver algum choque com árvores, pedras ou barrancos, o quebra-mato vai quebrar também um bom galho protegendo a dianteira do carro.

O quebra-mato tem o nome original de bull bar, e a tradução mais próxima que encontrei seria barra búfalo provavelmente em função da origem do equipamento, que remonta ao tempo que se cercava gado na Austrália com veículos 4×4. -Não me perguntem a fonte desta informação, porque tentei em vão reencontrar o website que continha está explicação na internet, mas foi em vão!

Mas o que interessa é saber que o mercado oferece modelos fracos, com finalidade estética, e quebra-matos parrudos mesmo, prontos para proteger o carro nas topadas em trilhas. Os modelos estéticos podem oferecer uma base para faróis auxiliares e não raro uma base para guincho. Mas é importante verificar como o quebra-mato será montado no carro, pontos de apoio fracos não podem oferecer um suporte adequado nem agüentar as toneladas que o guincho vai puxar em um resgate radical. Não raro a montagem do quebra-mato exige a retirada dos pontos de ancoragem dianteiros, uma heresia imperdoável para um carro que pretende fazer off-road.

Veículos modernos – Um bom quebra-mato fica montado no chassi e tem estrutura que agüenta um guincho em trabalho pesado. Pode ser um problema instalar o acessório em uma moderna pick-up ou SUV, isto porque muitos destes carros não oferecem acesso fácil à extremidade do chassi, quando tem um, e a montagem não ficará reforçada como deve ser.

Alguns modelos oferecem a opção de envolver parte dos pára-lamas dianteiros. Cuidado com estes modelos, pois ao se chocar, mesmo que de forma suave, em um barranco, o quebra-mato se dobra e amassa o pára-lama. Isto mesmo, em vez de proteger acaba estragando o carro. Veja a foto 2, que tem um modelo destes mas conta com apoio auxiliar nas extremidades do pára-choque.

Para concluir, é importante saber que no exterior já se fabricam quebra-matos com material emborrachado, que absorve impactos em caso de atropelamentos. Isto é uma tendência que cedo ou tarde chegará ao Brasil. O que se questiona em vários países é a real necessidade deste equipamento em carros que ficam rodando no centro de grandes cidades a maior parte do tempo. Uma opção alentada é a de se poder colocar o equipamento no campo, e retirá-lo quando voltar para a cidade. Não vai ser fácil!

Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure