Webventure

Robert Scheidt e Torben Grael competem juntos em prova portuguesa


Robert Scheidt é campeão mundial na classe Star (foto: Divulgação/Claudio Augusto )

Robert Scheidt, campeão mundial na classe Star, em 2007, e Torben Grael, eleito melhor velejador do mundo em 2009 e campeão da última edição da Volvo Ocean Race, começaram uma nova jornada nesta segunda (10). Competindo juntos, os brasileiro estrearam na classe TP52 de vela oceânica, durante a primeira etapa do Audi MedCup Circuit, que está acontecendo em Cascais, Portugal.

Ao lado de Bruno Prada, dupla de Scheidt na Star, e outras nove pessoas, os velejadores estão, respectivamente, como timoneiro e tático do Luna Rossa, veleiro do sindicato italiano Prada. De acordo com o campeão mundial, os treinos feitos há algumas semanas na Espanha ajudarão a superar seus fortes concorrentes.

“Conseguimos treinar por duas semanas em Valência, na Espanha, com outros TP52. Já foi um bom avanço em termos de equipamento e acerto do barco. Mas o Team New Zealand, o TeamOrigin e o Artemis são fortes e teremos de melhorar ainda mais para chegar ao nível deles. A nosso favor, conta conhecer bem a raia de Cascais, onde fui campeão mundial de Star em 2007”, disse.

Ao todo, a Audi MedCup Circuit contará com cinco provas de dez regatas cada. Depois da etapa em Cascais, a competição viajará para Marselha, na França (15 a 20 de junho), Barcelona, na Espanha (20 a 25 de julho), Cartagena, na Espanha (24 a 29 de agosto), e Cagliari, na Itália (20 a 25 de setembro).

Londres – Mesmo competindo em uma classe diferente, o grande objetivo de Scheidt continua sendo a campanha olímpica para Londres 2012 na classe Star. De acordo com o velejador, o Campeonato Europeu de Star servirá para ajustar seu novo barco visando as Olimpíadas.

“Eu e o Bruno vamos participar do Campeonato Europeu de Star, entre os dias 5 e 13 de junho, em Via Reggio, na Itália, com um novo barco, um Mader. Não vamos ter muito tempo de preparação para o Europeu, mas depois faremos dois treinos intensos no Lago Di Garda, na Itália, antes da Pré-Olímpica de Weymouth (de 1º a 15 de agosto), na Inglaterra, na mesma raia onde serão disputadas as regatas da Olimpíada de Londres. Esses treinos serão fundamentais para desenvolvermos a velocidade do novo barco”, explicou.

Este texto foi escrito por: Webventure