Webventure

Robert Scheidt vence o Europeu e conquista o centésimo título da carreira na classe Laser


Robert Scheid venceu pela centésima vez na carreira. Na foto o brasileiro recebe título da Isaf em 2004 (foto: Divulgação/ ZDL)

O Iatista brasileiro Robert Scheidt conquistou hoje o centésimo título da carreira na classe Laser. Ele venceu o Campeonato Europeu em Cartagena, na Espanha. Scheidt ficou com um terceiro e um quarto lugar nas duas últimas regatas, disputadas nessa sexta-feira, e acumulou apenas 21 pontos perdidos.

“Fico feliz porque velejo por prazer e tento conseguir o maior número possível de títulos. Não me apego muito a números, mas é uma marca bem expressiva sem dúvida alguma”, disse o brasileiro. Na Espanha, ele venceu três das dez regatas disputadas e conseguiu administrar bem os outros resultados. “Mereci vencer o campeonato porque velejei bem. O mais importante foi a consistência, tanto que só não estive entre os dez primeiros uma única vez”, comentou.

A disputa maior foi com o inglês Paul Goodinson, que ocupa o segundo lugar no ranking da Isaf, o quual Scheid lidera. “Na primeira prova de hoje ficamos lado a lado regata toda praticamente. No final, ainda consegui ultrapassá-lo e de quebra coloquei alguns barcos entre a gente”, disse.

O outros brasileiros que disputaram o Eurupeu foram Bruno Fontes, que terminou em décimo, Andréas Perdicaris, em 42° e André Streppel, que ficou em 63° lugar.

Histórico – Entre as principais vitórias do brasileiro está o bicampeonato olímpico, em Atlanta (1996) e Atenas (2004), o heptacampeonato mundial de Laser e o título de melhore velejador do mundo da Associação Internacional de Vela (ISAF), em 2001 e 2004.

Em 2005, de todos os torneios que disputou, Scheid só não venceu a Semana de Hyères, na França, a Semana de Kiel na alemanha e a Holland Regatta. O brasileiro venceu a Suunto Match Race pela segunda vez, o Campeonato Brasileiro pela 11ª, conquistou o hexa da Europa Cup, na Holanda, e a Semana de Monotipos, em Ilhabela. No total, somando outras classes, o brasileiro possui 121 vitórias.

Este texto foi escrito por: Webventure