Roberta ficou em quarto na categoria sênior do kaiaksurfe (foto: Arquivo pessoal / Roberta Borsari)
A cidade de Barra Velha, em Santa Catarina, recebeu a final do Campeonato Sul-americano de Canoagem de Onda nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Entre competidores de seis países, a colunista do Webventure, Roberta Borsari, era a única mulher e conquistou o quarto lugar na categoria kayaksurf sênior, além da quinta posição pela categoria open. Bruno Guazzelli foi o campeão dessas provas.
A competição contou com duas modalidades. Uma foi o kayaksurf, que é parecido com um caiaque de corredeira, mas é menor e possui quilha. A outra foi o waveski, uma espécie de canoa sit on top na qual o atleta fica preso por faixas no abdome e nos pés. Ainda rolaram provas de Stand Up Paddle (SUP) e da novidade Shark Paddle, mas apenas em caráter demonstrativo.
Cada modalidade foi dividida em quatro categorias por idade: iniciante, sênior, master e open. Os brasileiros conquistaram a primeira colocação em todas as provas e foram maioria nos pódios. No kayaksurfe, Luis Kriewall levou o ouro pela categoria master e Cizomar Bavaresco ganhou como iniciante. No waveski, Chrystian Borba levou as categorias open e sênior, enquanto Jair Pessotti ganhou a master e Adriano Santos a iniciante.
A competição seguiu um formato similar ao do surfe, com baterias de 15 minutos e quatro atletas por vez, valendo as duas melhores ondas de cada um. A pontuação levou em conta as manobras mais bem executadas e mais radicais, além do aproveitamento das ondas.
Roberta, que é a única mulher no circuito brasileiro de canoagem de onda, mas compete nas provas femininas do exterior, disse que foi para o campeonato sem pensar em resultados. Eu sabia que o nível era alto, mas eu estava focada e sou muito competitiva. Busquei fazer um surfe bonito e acabei indo além do esperado, o que me deixou muito satisfeita, afirmou.
Este texto foi escrito por: Pedro Sibahi
Last modified: novembro 29, 2011