Foto: Pixabay

Roberta Borsari fala sobre o aquecimento para a Copa do Mundo de Kayaksurf

Redação Webventure/ Rafting e canoagem

Roberta Borsari (foto: Arquivo Pessoal)
Roberta Borsari (foto: Arquivo Pessoal)

Direto de Peniche, Portugal – Depois de uma viagem tranqüila de nove horas pela TAP Air Portugal até Lisboa e mais uma hora de carro até Peniche, finalmente pude conhecer a região mais famosa do surf de Portugal. E não é para menos, são mais de oito picos diferentes com ondulação constante, todos muito próximos. Ou seja, se você tiver disposição para encarar o frio pode surfar até três ondas diferentes no mesmo dia!

Uma região de muito vento, onde se encontram caiaques, pranchas, muito bodyboard e windsurf dividindo o mesmo espaço, além de pessoas de todas as partes do mundo.

A praia onde acontecerá a Copa do Mundo está prevista para ser Baleial, mas como a comissão organizadora já adiantou, o pico será definido conforme as condições de ondulação e ventos, pois elas variam bastante.

Já chegaram a maioria das delegações, e para a tristeza dos surfistas, o mar já está tomado pelos canoístas. Mas como tem vários spots para o surf, não tem problema. Tem onda pra todo mundo…

Aquecimento – Logo no primeiro dia que cheguei já peguei excelentes ondas de 1,5 m em Cova da Alfarroba. Ontem, quinta-feira, eu e Rusty, campeão americano da Prova de Santa Cruz, nos divertimos com ondas maiores no mesmo pico. De noite, churrasco de sardinha com salada e batatas assadas!

Hoje, sexta-feira, temos dois metros ou mais de ondas em alguns picos e o swell está crescendo, temos uma grande ondulação passando pela costa rochosa de Peniche e a ordem é surfar, surfar, surfar…testar todos os picos e ondas. Logo cedo fui para Lagide, fundo de pedra com boas ondas.

Até ontem as temperaturas se mantinham entre 18 e 20° C, variando sol com chuva. Hoje já está bem mais frio e chuva quase constante, mas como aqui ninguém tem medo de água, a programação não foi alterada. Todos se preparam para a disputa que começa na próxima segunda! Enquanto isso, vamos conhecendo as ondas de Portugal e comendo mais churrasco de sardinha com batatas!

Até mais e torçam pelo Brasil!
Bebeta

Este texto foi escrito por: Roberta Borsari

Last modified: outubro 20, 2006

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure