Webventure

Roberta Borsari na final do Festival de Kayaksurf na Califórnia


Estátua em Steamer Lane mostra a força do surf na Califórnia (foto: Arquivo Pessoal/ Roberta Borsari)

A canoísta brasileira Roberta Borsari está na Califórnia e participa da competição mais tradicional de kayaksurf dos Estados Unidos. Bebeta se classificou para a final, que acontece neste domingo, e conta abaixo os detalhes do festival

Direto da Califórnia (EUA) – A competição mais tradicional do kayaksurf nos EUA acontece todo ano na Califórnia. Também é a de maior prestigio depois do Mundial entre os atletas da modalidade. Aqui o tempo está excelente, (diferente do ano anterior em que as temperaturas beiravam os 14°C). Hoje temos cerca de 20°C ao meio dia e muito sol, mas a água continua estupidamente gelada.

Tivemos uma semana de excelentes ondas na qual os atletas treinaram em diversos picos. O preferido entre os canoístas americanos (e os gringos também) é Davenport, local que fica a cerca de 15min de Santa Cruz e que possui ondas memoráveis. Tivemos dias de 2 metros de onda a agora o swell esta com cerca de 1 m a 1,5 m. Por aqui quando não tem onda, dá pra surfar um metro. Bom demais!

A competição acontece na mítica praia de Steamer Lane, considerada uma das melhores ondas da Califórnia e também um dos picos mais “crowdiados”. Por isso, os treinos nesta praia aconteceram somente na véspera da prova. Os caiaques chegaram de noite e logo ao amanhecer já demarcavam seu território no mar.

Churrasco americano – Na quinta aconteceu a abertura do evento, com um grande churrasco, a reconfirmação da inscrição dos competidores, o “check boat” (no qual os caiaques são revistados para ver se estão dentro das especificações do regulamento) e também a reunião onde foram passadas todas as informações de segurança e procedimentos básicos.

Vale lembrar que a prova de Santa Cruz tem mais de 10 classes diferentes, incluindo surfkayaks, waveskis e playboat. Para Junior, masculino, feminino e sênior, nas categorias iniciantes e experts

Na sexta feira iniciaram as baterias com cerca de um metro de ondas absolutamente perfeitas, longas e deliciosas de surfar. Para chegar ao local da prova os canoístas passam por uma pequena ilhota lotada de leões marinhos e também diversas lontras que ficam enroscadas nas gigantescas algas que estão por toda parte.

Como o swell diminuiu, as ondas estão muito perto dos paredões de pedra, o que fez alguns canoístas destruírem algumas quilhas e ate caiaques mas não houve nenhum acidente. A equipe de resgate estava presente e trabalhou bem com seu jetski.

Minha bateria aconteceu às 11h da manha, e foi bem “cascuda”, logo de cara encarei a californiana Kate, vencedora da prova no ano passado e excelente kayaksurfer. Acho que fiz uma boa bateria, saí contente com as minhas ondas, mas não tenho os resultados ainda. Logo depois da prova mais uma sessão de surf em Davenport… Só para não perder o costume.

Hoje acontecem as finais na praia de Steamer Lane. No sábado, as ondas estavam entre 1 m a 1,5 m e os caiaques deram um show nas ondas perfeitas. Tive uma excelente nota na minha primeira bateria, ficando com a segunda colocação do dia no feminino. Foi muito especial por que realmente senti que fiz uma boa prova na sexta.

Obtive uma boa nota no sábado também, mas definitivamente a bateria anterior foi melhor. No feminino já saíram as somatórias das notas e me classifiquei para a final com mais duas californianas e uma inglesa.

No masculino ainda acontecerão as semi-finais. Estou muito contente com este resultado, chegar às finais da prova mais tradicional do kayaksurf mundial na Califórnia é uma grande conquista pra mim.

Também esta sendo um excelente treino para o mundial deste ano, que acontecerá em Mundaka. A feira com fabricantes de caiaques e acessórios para kayasurf que acontece durante o campeonato também é uma ótima oportunidade de ficar por dentro das novidades e passar todas as informações para os associados do KAYAKSURF CLUB.

É isso, torçam por mim!

Bebeta

Este texto foi escrito por: Roberta Borsari