Roberta Stopa (foto: Debora de Lucas/ www.webventure.com.br)
O mundial de MTB começa daqui a pouco em Rotarua, na Nova Zelândia, e o Brasil irá competir na prova Team Relay, na qual quatro competidores de categorias diferentes formam um time. A prova será às 13h do horário local, aproximadamente 22h em Brasília. Daniel Rezende irá competir pela Sub 23, Henrique Avancini na Júnior, Edivando de Souza Cruz na Elite masculino e Érika Gramiscelli na Elite Feminino também irão competir. Érika vai substituir Jaqueline Mourão, que seria a titular para a prova mas ainda não chegou na Nova Zelândia.
A mineira Roberta Stopa, de Juiz de Fora, afirmou que a temperatura média em Rotarua é de nove graus e, para piorar, choveu nos últimos dois dias. Treinamos com chuva e frio. Ontem [segunda-feira na Nova Zelândia], saímos todos juntos para treinar com condições ruins, porque não dá pra ficar esperando o tempo melhorar, iríamos passar o dia todo no hotel, contou a atleta.
Fizemos o reconhecimento da pista e está bem técnica. Logo no começo tem uma subida de quatro quilômetros, depois entra em uma mata fechada com um single track. Ontem reconhecemos debaixo de chuva e estava bem escorregadia, completou Stopa.
Além dela e da equipe do Team Relay, o Brasil é representado no mundial por Ricardo Pscheidt, Thiago Aroeira, Jaqueline Mourão, Daniel Carneiro Brum Ribeiro no Cross-country e o catarinense Markolf Berthold no Downhill.
Programação – Na quinta-feira começa o mundial de Cross-country para a categoria Junior masculino. Na sexta-feira é a vez do Sub 23. Sábado e domingo acontecem as provas de Downhill e Cross-country para a Elite.
A atleta Roberta Stopa tem o patrocínio de Amazonas e Fuji, apoios de Sram, Giro e GU.
Este texto foi escrito por: Daniel Costa