Para Roberta psicológico conta mais que físico (foto: Amana Sales/ www.webventure.com.br)
Com sete participações no Iron Biker, Roberta Stopa chega a sua 8ª edição da competição preparada para encarar as ciclistas estrangeiras e chegar em degraus mais altos no pódio. Na primeira participação que fez na prova, Roberta conquistou o vice-campeonato, chegando atrás da experiente Adriana Nascimento.
Experiente na competição, mesmo com a pausa entre 2000 e 2003 (Roberta mudou-se de cidade e teve que parar de treinar e competir), a biker garante que cada edição do Iron Biker é diferente da outra. Não adianta falar que compete o Iron Biker há dez anos e sabe como é, porque não é assim. Nunca sabemos o que vamos encontrar. É uma das melhores provas do país e os atletas devem estar bem preparados para encarar. Nunca uma prova é igual a outra, afirmou.
A presença de nomes de peso do mountain bike internacional não assusta Roberta para conquistar seu objetivo no fim de semana do dia 17 de outubro. Quero tentar chegar entre as primeiras colocadas, e aproveitar a vinda das atletas gringas para saber o nível em que elas se encontram, ter uma base de como andam as competições fora do Brasil. E vou fazer de tudo para chegar na frente delas também, revelou Stopa.
Tem a Louise Kobin e as italianas, primeira e segunda colocada no Iron Biker da Itália. Acho que atletas de peso não vai faltar e temos que fazer a diferença. Vou tentar andar junto delas e adquirir experiência, o importante é o espírito competitivo, contou.
Segredos – A preparação para as competições de maratona no segundo semestre está sendo feita desde meados de julho. É um trabalho de três ou quatro meses voltado para as provas de maratona, inclusive para o Iron, afirmou a biker.
A atleta competiu na Copa Internacional de MTB, realizada em Congonhas, no Inox Bike e no Campeonato Brasileiro de Maratona. Com todas as provas realizadas, o preparo e o descanso são fundamentais.
Para esta edição do Iron Biker, Roberta Stopa quer chegar entre as primeiras colocadas e para isso, revela: O segredo para vencer se baseia em uma boa preparação. Costumo dizer que o atleta é feito de 80% psicológico, e o restante é físico. Será uma prova dura e a cabeça tem que estar boa, precisa saber administrar bem os dois dias. Não pode querer ganhar um dia e perder o outro. Tem que se manter bem nos dois dias, revelou a experiente atleta.
Este texto foi escrito por: Bruna Didario
Last modified: outubro 13, 2008