Webventure

Roberta Stopa vence em Congonhas e garante o título para Jaqueline Mourão


Stopa vence em Congonhas (foto: Divulgação/ Fabio Piva/ PPPress)

Direto de Congonhas (MG) – A grande final da Copa Internacional Sundown de mountain bike, neste domingo (3) foi marcada mais uma vez por uma disputa particular entre Jaqueline Mourão, ciclista do Brasil na Olimpíada de Pequim, e Érika Gramiscelli, que tentava o quinto título na competição. Porém Jaque estava longe de Pequim, treinando nos Estados Unidos. A grande adversária então passou a ser Roberta Stopa, que venceu a etapa e tirou de Érika, segunda colocada, o título. Completaram o pódio Julyana Machado, Cecília Calcagno, Lorena de Oliveira, Raquel França, Ingrid Jordana e Valéria Aparecida.

“Foi uma vitória dupla. O meu objetivo, vencer a etapa e dar o campeonato de presente a Jaque, foi cumprido”, declarou Roberta. Mas, para isso, no entanto, a ciclista utilizou algumas dicas especiais. “Pensei no que a Jaque me disse: prestar atenção na minha respiração, no meu posicionamento na bike, focar na corrida. Desde o começo, já larguei forte e tentei ir embora. Mas foi uma disputa difícil, o tempo estava muito seco e a adversária é muito dura”, completou.

Como recompensa, logo após a chegada, Roberta recebeu um telefonema da “parceira” Jaqueline Mourão parabenizando-a pela conquista. Até a metade da prova, Roberta e Érika revezavam a liderança. Porém, a diferença entre os tempos das atletas – quase dez minutos – denunciou que alguma coisa aconteceu durante o trajeto.

“Tive uma quebra de pedal. Se não fosse isso, a gente teria disputado a primeira posição até a reta final. Ia ser uma chegada bem legal”, lamentou Érika, admitindo também ter focado mais o treinamento de cross-country do que o de maratona. Com o resultado da terceira etapa, a Copa Internacional de MTB feminina foi decidida por um ponto, 48 de Jaqueline contra 47 de Érika.

Vitória de Rubinho – Terminando a etapa na sétima colocação, Rubens Donizete, o Rubinho, representante do país em Pequim, leva o título da Copa Internacional MTB.

Ricardo Pscheidt venceu a prova, seguido por Edivando Souza Cruz, Henrique Avancini, Uirá Ribeiro e Thiago Aroeira.

Este texto foi escrito por: Anderson Gonçalves, especial para o Webventure