Webventure

Roberto Reijers e Rogério Almeida vencem o Rally das Serras


Reijers e Rogerinho vencem no sul do país (foto: Donizetti Castilho/Divulgação)

Com uma prova brilhante na manhã deste domingo (15), a dupla Roberto Reijers/ Rogerio Almeida ficou com o título do Rally das Serras, disputado na região de São Joaquim (SC) e válido pelas 13ª e 14ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country.

Nas quatro especiais e dois dias de competição, a dupla somou 5h38min47. Com uma diferença de apenas cinco segundos, a segunda colocação ficou com Maurício Bortolanza/ Gustavo Bortolanza (5h38min52), seguidos por Marcos Moraes/ Edu Sachs, em terceiro, com 5h47min07.

Declarados campeões no sábado (14), João Franciosi/ Rafael Capoani levaram uma penalização de 10 minutos por ultrapassar a velocidade permitida na zona de radar. Com isso, Reijers/ Rogerinho herdaram o primeiro lugar.

“Não soubemos da liderança e, por isso, partimos para cima. Fizemos uma primeira especial regular, mas na segunda conseguimos recuperar graças ao bom desempenho do Roberto. Este resultado vem coroar um trabalho de três anos de toda uma equipe, que na verdade é uma família”, destacou o navegador Rogério Almeida. “Tivemos um começo de ano complicado, mas tudo começou a mudar depois do Sertões, quando terminamos em quarto lugar no geral. Agora, chegamos ao final de temporada com este importante resultado e vamos para o Rally dos Amigos para buscar mais um bom resultado”, disse Reijers.

Diferentemente do primeiro dia de competição que teve muita chuva, o domingo amanheceu ensolarado, com temperaturas que beiravam os 22ºC. A prova de hoje teve cerca de 151 quilômetros e o público marcou presença em boa parte do percurso.

Reinaldo Varela/ Marcos Macedo ficaram o título na Super Production,com o tempo de 5h59min16, e Carlos Policarpo/ Rômulo Seccomandi venceram na Production, 6h21min57.

Campeões nacionais – Mesmo com a quinta colocação na prova, a dupla Jean Azevedo/ Youssef Haddad sai do sul do país com o título Brasileiro de Rali Cross-country, o segundo consecutivo da dupla. “Agora vou buscar um bom resultado no Rally dos Amigos em dezembro, embora já tenha conquistado o Brasileiro. O Amigos será minha última competição antes do Rally Dakar, em janeiro de 2010, e quero aproveitar essa oportunidade para treinar ao máximo”, contou Jean.

A dupla conquistou o título por antecipação, mesmo faltando ainda uma etapa do Brasileiro. “A disputa pela primeira posição estava entre a gente e a dupla Riamburgo Ximenes/ Stanger Eler. Como cada dia do Rally das Serras vale por uma etapa do campeonato, nós pontuamos e a outra dupla teve problemas e não concluiu. Ou seja, no sábado nós abrimos mais três pontos, enquanto o Riamburgo e o Stanger não pontuaram. Dessa maneira, ficamos com 28 pontos a frentes deles. Como ainda restavam apenas mais duas etapas até o final do campeonato, o máximo que eles conseguiriam acumular vencendo ambas era apenas 20 pontos, número inferior à nossa vantagem”, explicou o navegador Youssef.

Nos Caminhões, Guido Salvini/ Weidner Moreira/ Fernando Chwaigart também saem de São Joaquim com o título nacional. É o quarta conquista de Salvini no Campeonato Brasileiro. “Isso é fruto do trabalho consistente que executamos desde o início desta temporada. Abrimos uma boa vantagem para nossos concorrentes, e agora, nada nos tira esse título, que é o quarto da nossa carreira. “Viemos focados neste objetivo. Acelerar forte e liquidar de vez a disputa de 2009. Voltamos satisfeitos para casa e já planejando a temporada de 2010, onde buscaremos o ‘penta’”, comentou Salvini.

No dia 5 de dezembro, a cidade de Itatinga (SP) recebe o Rally dos Amigos, última etapa do Brasileiro em 2009.

Classificação geral do Rally das Serras SC
1) Roberto Reijers/Rogério Almeida (Ford Ranger/Protótipos), 5h38min47seg
2) Mauricio Bortolanza/Gustavo Bortolanza (Mitsubishi Evo/Protótipos), 5h38min52
3) Marcos Moraes/Edu Sachs (Sherpa/Protótipos), 5h47min07seg
4) Júlio Bonache/Lourival Roldan (Mitusbishi Evo/Protótipos), 5h56min29seg
5) Jean Azevedo/Youssef Haddad (Mitsubishi Evo/Protótipos), 5h58min41seg
6) Reinaldo Varela/Marcão Macedo (Mitsubishi RS/Super Production), 5h59min16seg
7) Paulo Lima/Daniel Gay (Mitsubishi RS/Super Production), 6h01min00seg
8) Luiz Facco/Silvio Deusdará (Mitisubishi RS/Super Production), 6h08min19
9) José Jorge Sawaya/Andre Sawaya (Mitsubishi RS/Super Production), 6h10min30seg
10) Carlos Policarpo/Rômulo Seccomandi (Mitsubishi Triton/Production), 6h22min17seg
11) João Franciosi/Rafael Capoani (Sherpa/Protótipos), 6h38min39seg
12) Guido Salvini/Weidner Moreira (Mercedes/Caminhões), 7h32min04seg
13) Rogério Miranda/Damon Alencar (Mitsubishi RS/Super Production), 7h59min56seg

Este texto foi escrito por: Webventure