Rodrigo e Vitor: a caminho dos 7.100m na aclimatação (foto: Divulgação)
Diante de temperaturas baixíssimas, Rodrigo Raineri e Vitor Negrete seguem firmes com o sonho de conquistar o Everest sem a ajuda de oxigênio complementar. No domingo, a dupla chegou ao Campo Base Avançado, a 6.500 metros do nível do mar. Os equipamentos já seguiram para o acampamento 600 metros acima, e foram levados pelos sherpas.
Rodrigo e Vitor têm enfrentado o mau tempo. A temperatura dentro da barraca, quando chegamos ao Campo Base Avançado, era de aproximadamente 16º negativos, conta Rodrigo. Na segunda, como nevou, deu uma esquentadinha e a temperatura na minha barraca estava nos 14º negativos.
Ao menos neste ano, eles se livraram de um problema vivido na última expedição ao Everest, em 2005. Conseguimos ligar o aquecedor na barraca-refeitório, e isso nos dá certo conforto, conta Rodrigo. Ano passado sofremos muito para fazer as refeições. Com o aquecedor, podemos comer tranquilamente e conversar, trocar idéias antes de ir para a barraca onde dormimos, acrescenta.
Na expedição passada, Vitor Negrete chegou ao cume do Everest, porém com a utilização de oxigênio. Já Rodrigo parou nos 8.800 metros, por segurança.
Este texto foi escrito por: Webventure