Rodrigo Raineri: dupla de montanha de Vitor já está com os pertences do amigo (foto: Arquivo pessoal)
Em novo áudio feito via telefone, direto do campo base do Everest, o montanhista Rodrigo Raineri conta que está com a câmera digital que o amigo Vitor Negrete usou quando atingiu o cume do Everest. Quem trouxe a câmera foram os sherpas que o ajudaram a descer no acampamento 3.
Rodrigo fala que nas imagens gravadas na câmera de foto digital há bastante gelo no macacão de Vitor, que no cume ele agradece ao próprio Rodrigo, ao amigo Caco Alzugaray, à sua esposa Marina, aos filhos, ao colega da mesma expedição que morreu dias antes, a outro colega montanhista da Malásia que perdeu os dedos das mãos congelados.
Vitor fala nesse vídeo que precisa descer rápido, porque sabe que 80% dos acidentes em alta montanha acontece na descida. Ele parecia bem consciente no cume, mesmo estando cansado, e que pensou em desistir, mas continuou, disse Rodrigo. O colega também observa que pelas poucas pessoas no cume no momento da filmagem o horário era um pouco avançado.
Rodrigo conta uma nova informação no áudio: que tem duas grandes gretas para chegar no Colo Norte, no campo 1, e que no dia 27 as escadas que estão nessas gretas serão retiradas pelos sherpas. Assim, a partir do dia 27 não poderá ter mais ninguém acima do Colo Norte, porque não terá como voltar. A princípio a temporada termina dia 27, explica Rodrigo.
Paulo e Helena Coelho – Os montanhistas brasileiros Paulo e Helena Coelho estão no Everest desde 17 de abril. No último contato deles via email com a Redação do Webventure, em 15 de abril, Helena falou do planejamento da dupla para escalar o Everest.
O plano é daqui a dois dias ir para o campo base do Everest 5.200m de altitude onde deveremos ficar uns três dias e aí vamos para o Campo Base Avançado 6.400 m de altitude. Depois disso, o trabalho será o de montar os campos de altitude e torcer para que tenhamos bom tempo para a subida para o cume, explicou Helena na ocasião.
E continuou: provavelmente, levaremos umas três a quatro semanas para realizar esse trabalho. Claro que fazer isso sem auxílio de sherpas e de cilindros de oxigênio a ralação é grande, mas é assim que nos queremos. Aí é só esperar uma janelade bom tempo, finalizou a montanhista.
Desde então, as notícias da dupla é que estiveram com Rodrigo Raineri apoiando o montanhista quando aconteceu a morte de Vitor Negrete. Naquele dia 19 de maio eles estavam no ABC (Campo Base Avançado). Desde então, não se tem mais notícias se eles continuaram e aproveitaram a janela de bom tempo entre ontem e hoje ou se desceram da montanha.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: maio 25, 2006