Webventure

Rodrigo Raineri conta das fases da subida do Everest


Raineri só atacará o cume do Everest após 10 maio (foto: Rodrigo Raineri)

Olá, hoje é dia 29 de abril de 2008. Aqui é o Rodrigo Raineri falando do Acampamento Base, no Everest. Outro dia, nós subimos para o Acampamento 1, mas nossas mochilas estavam muito pesadas. De antes de ontem pra ontem, nós subimos para o Acampamento 2, e já estamos melhor aclimatados e a subida foi bem melhor.

Mas a noite no Acampamento 2 não foi muito boa. Os sherpas colocaram as barracas em um lugar que eu não consederei nem um pouco seguro. Eu escutei barulhos de gelo caindo. Nós ficamos debaixo de uma cascata de gelo, onde blocos ficam pendurados. Pedaços desses blocos se desprenderam durante a noite.

Hoje, eu fiz uma caminhada de quase duas horas e meia na região do Acampamento 2, e achei um novo lugar para montar as barracas, e já marcamos com cordas. Eu pedi uma barraca emprestada para uma outra expedição, que está com uma agência de Katmandu com quem estamos dividindo a permissão de escalada e eles irão emprestar a barraca para a gente não correr riscos nesta noite.

Tudo pela segurança – Eu já falei com o nosso chefe pelo rádio. Agora são 17h, e às 18h nós vamos ter uma nova conversa, mas eu já estou prevendo que haverá um certo descontentamento com esse retrabalho de mudar o acampamento de lugar. Mas, tudo pela segurança.

Não deu e não vai dar para subir para o Acampamento 3, então o Eduardo e eu decidimos que nós só iremos depois do dia 10 de maio, quando eles liberarem a montanha. Nós vamos fazer mais uma subida de aclimatação, para depois descer tudo de novo e, no final do mês de maio fazer um ataque ao cume.

Este texto foi escrito por: Webventure