Foto: Pixabay

Rodrigo Raineri e Eduardo Keppke encerram 1º ciclo de aclimatação

Redação Webventure/ Montanhismo

Os montanhistas Rodrigo Raineri e Eduardo Keppke já chegaram na capital sherpa de Namche Bazar (3.440m de altitude) para um período de descanso e encerramento da primeira fase de aclimatação da expedição que fazem no Monte Everest.

Eles pretendiam sair cedo de Pheriche (4.243m de altitude), que fica no meio do caminho entre o Campo Base e a capital sherpa, mas atrasaram a saída graças ao encontro com um francês que morou cinco anos no Brasil, e com quem conversaram por um tempo antes da descida.

“Saímos às nove horas da manhã e entre Pheriche e Namche Bazar caminhamos por cinco horas e meia e paramos por uma hora para almoçar. Hoje o tempo fechou geral e ventou muito de tarde. Na quinta-feira amanheceu com sol, e depois o tempo fechou e até choveu. Tem penacho no topo do Everest todos os dias!”, contou Rodrigo.

Raineri e Keppke ficarão mais dois dias em Namche Bazar e retornam para o Campo Base onde encontrarão a equipe de reportagem da TV Globo que os acompanharão no restante da expedição. Como Rodrigo fará o ataque ao cume sem oxigênio suplementar, o contrário de Eduardo, o processo de aclimatação dos dois passa a ser diferente de agora em diante.

“O Eduardo vai fazer o ciclo dele acompanhado por um sherpa e eu vou sozinho. Quando voltarmos ao Campo Base durmo uma noite; subo direto para o Acampamento 2 (6.400 metros de altitude), lá durmo uma noite; subo para o Acampamento 3 (7.400 metros), durmo uma noite; desço para o Campo Base para novo descanso e recuperação antes do ataque ao cume”, explicou Raineri, que pela terceira vez faz uma expedição na montanha mais alta do mundo, mas a primeira vez pela Face Sul.

Os montanhistas terão de aguardar até a Tocha Olímpica alcançar o cume do Everest para fazer o ataque, o que está previsto para acontecer até o dia 10 de maio. A Tocha segue em expedição pela Face Norte da montanha.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 3, 2008

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure