Rodrigo Raineri está de volta ao Acampamento Base

Redação Webventure/ Montanhismo

Raineri está aproveitando as belas paisagens do Nepal (foto: Rodrigo Raineri)

Olá. Hoje é dia 8 de maio de 2008. São 17h no Nepal, 8h15 no Brasil. O Eduardo Kepkke, meu amigo cirurgião plástico, e eu já chegamos aqui no Acampamento Base do lado nepalês do Everest. Nós estamos nas nossas barracas, subimos do nosso descanso em Namche Bazar, onde além de descansarmos um pouco, fomos encontrar o Cleiton e o Cláudio.

Os dois estão a caminho do Acampamento Base, mas como eles não estão aclimatados, têm de subir mais devagar. Por isso, hoje, eles devem pernoitar no vilarejo de Le Bouche, a 4.900 metros de altitude, amanhã chegar a 5.100 metros, e depois de amanhã devem chegar aqui no Acampamento Base a 5.300 metros de altitude.

Assim que chegamos aqui, fomos perguntar como está a situação, pois o nosso Acampamento 2 ainda não está totalmente montado. Os nossos sherpas já foram pra lá para levar alguma comida de altitude, mas a estrutura ainda não está totalmente montada.

Torcida – Hoje, o dia amanheceu nublado e úmido, mas sem vento. Por isso, há uma crença e uma torcida geral no Acampamento Base para que a China tenha feito o cume. A informação ainda não é oficial, mas todos estamos torcendo para que isso tenha acontecido.

Quando nós saímos de Le Bouche, às 10h30, vimos uma cena maravilhosa: provavelmente eram cristais de gelo a mais de 12 mil metros de altitude que faziam um arco-íris reto por cima das montanhas. Esse arco-íris nos acompanhou por cerca de 40 minutos e então fez-se um alo em volta do sol, que significam as nuvens de altitude.

No dia de hoje, a manhã foi muito bonita e, de tarde, o tempo fechou completamente, nevou um pouquinho e está relativamente frio. Nós estamos muito felizes de estar aqui de volta com as nossas coisas, e o Du e eu até brincamos: “Estamos de volta na nossa casa”, porque esse trekking para Namche Bazar e a volta foi um percurso grande, com um desnível de cerca de dois mil metros, quando nós ficamos em uns lugares não muito bons, mas as instalações do Acampamento Base são muito boas e nós estamos muito felizes aqui.