Webventure

Roque Veviurka e Alberto Minski vencem 3ª etapa da Copa Troller SE


Durante terceira etapa competidores enfrentaram trechos em canaviais (foto: Donizetti Castilho)

Neste final de semana a terceira etapa da Copa Troller SE inaugurou oficialmente o Festival de Inverno de Serra Negra. A prova começou na manhã de sábado, quando os 126 participantes largaram da avenida principal para percorrer 120 quilômetros em regiões de serra, cafezais, canaviais e regiões de reflorestamento. A disputa da categoria Graduados, na qual estão as duplas mais experientes, foi bastante acirrada. Roque Veviurka e Alberto Minski foram os mais regulares e garantiram o lugar mais alto do pódio com 82 pontos perdidos, apenas um ponto a menos, ou seja, um décimo de segundo mais preciso, do que Rafael Dal Bello e Enedir Silva.

Durante o briefing, na sexta-feira à noite, o diretor de prova Luiz Durval Paiva já havia alertado os participantes sobre as estradas sinuosas e estreitas nas fazendas de café e as descidas íngrimes nos canaviais, além das médias de tempo bem apertadas. De acordo com os pilotos, estas dificuldades tornaram o percurso ainda mais interessante. “A prova foi bem seletiva, a gente não esperava isso aqui de Serra Negra. Imaginávamos que por ser uma região de serra ia ser só montanhas, desce e sobe, e na realidade a organização conseguiu encontrar canaviais, o que acabou decidindo a prova”, disse o navegador campeão Alberto Minski. Para ele, os cafezais e regiões de reflorestamento do percurso também foram muito boas, já que possibilitaram “medir realmente quem é mais regular”.

Apesar da diferença mínima, a dupla segunda colocada estava muito animada com o resultado. “Das três provas, essa foi a melhor, foi excelente. O Durval está de parabéns. Quanto mais difícil, com velocidades altas e balaios, melhor para todos”, considerou o navegador Enedir Silva, o Bolacha. Segundo seu piloto Rafael Del Bello “o nível da competição é bem alto, tanto que 15 pilotos tinham chance de ganhar a prova, então chegar em segundo lugar é excelente”. Os terceiros colocados Fernando Seixas e Camilo Turcatto também conseguiram um bom resultado, foram apenas 92 pontos perdidos.

Turismo – Durante o trajeto muitos se perderam e custaram a se encontrar na planilha, fazendo com que competidores de todas as categorias chegaram a se trombar nas trilhas. Na Turismo, a maioria das duplas teve pontuação alta, chegando a mais de cem mil. No entanto os primeiros colocados conseguiram uma média boa. A animada dupla primeira colocada, Thiago Carceroni e Marcelo Castilho, acumulou 470 pontos, contra 825 de Mauro Butuem e Carina Farina e 856 de Fabio Aessemi e Vanessa de Melo.

Carceroni e Castilho eram só sorrisos durante a premiação. Os dois competem juntos há apenas três provas, sendo que foram campeões em duas delas. “É uma sensação que não dá para descrever, é maravilhoso”, disse Marcelo, o navegador da dupla. “A prova de hoje foi puxada e tivemos que ficar concentrados o tempo todo, um corrigindo o outro, um ajudando o outro e assim a gente conseguiu se sair bem”, complementou. Para o piloto, o entrosamento entre eles foi de suma importância. “Hoje deu tudo certo, o dia foi maravilhoso e os erros foram mínimos”, analisou Thiago.

Na categoria Expedition, que reúne os iniciantes, os vencedores foram Luis Tadeu Franco/ Paulo Dourado, com 1.804 pontos perdidos, seguido por João Henrique Kffuri/ Mauricio Pinelli, com 1.863, e Valmir de Oliveira Filho/ João Arthur Santiago, com 2.648.

Este texto foi escrito por: Roberta Spiandorim