Foto: Pixabay

Rota dos Pintos Negreiros

Redação Webventure/ Biking

São 51 km de extensão percorridos por estradinhas de terra de pouco movimento  que exigirá do biker. (foto: Arquivo Sampa Bikers)
São 51 km de extensão percorridos por estradinhas de terra de pouco movimento que exigirá do biker. (foto: Arquivo Sampa Bikers)

A trilha da Rota dos Pintos Negreiros tem 51 km de extensão percorridos por estradinhas de terra de pouco movimento, que exigirá do biker muito preparo físico, pois o início são quase 9 km de subida.

A recompensa é o visual lá de cima onde a vista enche os olhos com a linda paisagem da Serra da Mantiqueira. Em Virgínia, região cercada por montanhas, se destacam os Picos do Varjão e da Fortaleza, ambos com 1600 metros de altitude, e o Pico de Virgínia, habitat do Gavião Carcará uma das maiores aves de rapina do mundo.

Depois é soltar os freios e adrenar morro abaixo por uns 6 km. Fique atento a planilha para não pegar o caminho errado durante a descida. Passado o trecho da descida forte, o caminho alterna fracas subidas com descidas até o bairro de Pintos Negreiros, depois de 20 km.

De lá, o caminho segue até a cidade de Dom Viçoso. São quase 11 km No início um longo trecho quase plano, depois uma subidinha e 5 km, depois do bairro, uma forte descida. A trilha sempre alterna curtas e fortes subidas com curtas e fortes descidas. O passeio termina no local de saída: A praça da igreja.

Como Chegar:
Para quem vem do Rio ou São Paulo siga pela Rodovia Pres. Dutra até entrada das Estâncias Hidrominerais São Lourenço , Caxambu e Cambuquira. Após passar a cidade de Itamonte siga placas de indicação até Virgínia.

Comentários:
Virgínia (MG), uma pequena cidade encravada no coração da Mantiqueira, é encantadora por suas belezas naturais e tropical (florestas de mata atlântica com toda a riqueza da flora e da fauna), verdejantes pastagens, serras azuladas, riachos, um clima agradável com uma temperatura média anual em torno de 22º C, cachoeiras em meio a bosques de araucárias; uma mistura singular: bromélias, orquídeas, o popular “beijinho” mandacaru , espécimes de climas quentes e frios em perfeita harmonia.

Hoje o maior complexo ecológico de Minas Gerais e um dos maiores do país e com certeza um dos melhores do mundo para à prática do mountain bike.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 20, 2001

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure