O Rally Rota Sol já está pronto para sua edição de 2011. O briefing abre as atividades do rali de regularidade, hoje em Mossoró, no Rio Grande do Norte. A prova terá mais de 500 quilômetros de percurso e passará por Beberibe, com destino final em Fortaleza, ambas no Ceará.
Segundo os organizadores do evento, o roteiro já está checado e os competidores ansiosos para partir. A prova promete muita adrenalina e dificuldades de navegação. “Queremos ver quem vai conseguir se manter alerta o máximo de tempo possível. São muitas referências de navegação”, explica Rogério Almeida, diretor da prova.
O Rally Rota Sol parte para sua terceira edição e já é considerado um dos mais completos tecnicamente entre as provas acontecidas no país. Entre o percurso existirá estradões, poças e muitas dunas para percorrer. Em cada um dos dois dias de competição, os competidores estarão organizados em duplas e correrão duas etapas. O objetivo é equilibrar os resultados e, com a média entre as elas, manter a disputa acirrada até o final da prova.
Para Rogério, será preciso muita sintonia entre pilotos e navegadores, já que serão cerca de 100 páginas de referências por dia. O objetivo é que cada planilha seja completada em um período entre sete e oito horas, afirmou ele. Atendendo a pedido dos próprios navegadores, a novidade desta edição é a redução dos deslocamentos e aumento da área navegável da prova.
“O Rota Sol procura atender às reivindicações dos seus participantes. Isso porque nossa organização é, na verdade, uma parceria entre todos os que correm a prova desde a primeira edição”, completou o organizador do evento.
A largada acontece amanhã, às 8 horas, no Hotel Garbos. De lá, os participantes da Graduados e Turismo enfrentarão 300 quilômetros de percurso, divididos em duas etapas. Metade desse percurso tem referências de navegação e somará pontos às duplas. A outra metade da prova será de deslocamento, totalizando o trecho previsto. No segundo dia, serão mais 256 quilômetros, deles 130 de regularidade.
As duplas inscritas na categoria Turismo Light terão boa parte das referências entregues à Graduados e à Turismo cortadas, o que irá facilitar a navegação. A idéia é simplificar a planilha destes competidores, permitindo às duplas menos experientes aproveitar as paisagens e o roteiro, afirmou Rogério.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 13, 2011