São Paulo O Rally Rota Sul vai ser exigir mais cabeça dos competidores do que necessariamente velocidade. Essa foi a tônica do primeiro briefing do evento realizado na quinta-feira (20.03) à noite no Teatro Gazeta, em São Paulo. Marcos Ermírio de Moraes, diretor da Dunas Race, empresa promotora do evento, fez questão de deixar claro que a ansiedade pode levar o piloto a colocar tudo a perder.
Essa prova vai exigir muita concentração dos navegadores. Afinal, vamos usar bastante GPS, alertou Marcos. E como estaremos andando em campo aberto, não adianta tentar cortar caminho pulando waypoints (nome dos pontos de localização geográfica). Quem bancar o esperto estará correndo o risco de perder os postos de controle, onde a passagem do competidor é obrigatória, disse ele.
Durante o briefing com pilotos, navegadores e jornalistas, Marcos também explicou que os pilotos poderão encontrar no trajeto uma grande quantidade de aves (uma dificuldade a mais principalmente para as motos), degraus nas praias que são formados por água corrente, criando obstáculos perigosos, e treme-treme, pontos onde há colchões de água submersos. O treme-treme é praticamente inevitável e para tentar escapar da armadilha a melhor alternativa será contar com a ajuda das moitas de capim.
Autonomia – Marcos Ermírio de Moraes lembrou que os competidores precisam ter atenção redobrada com a autonomia dos veículos: 500 km para carros e 200 km para motos. É bom lembrar que na areia o consumo é muito maior que o normal, afirmou.
Pranchas – Como a possibilidade de atolar é grande durante o percurso do Rally Rota Sul, os pilotos precisarão levar pranchas para colocar sob os pneus. O equipamento ajuda no momento de desatolar o veículo.
Pára-brisa – Marcos Ermírio sugere que pilotos de carros e caminhões instalem reservatórios de água maiores para os limpadores de pára-brisa. Como boa parte da prova será perto do mar, a maresia sujará muito o vidro, exigindo a limpeza constante.
Pastilha de freio – O consumo das pastilhas de freio será grande devido ao atrito com a areia. É bom levar componentes de reserva.
Pilotos de moto – Os competidores de duas rodas devem ter roupas de competição de reserva, principalmente botas e jaquetas porque devem molhar muito durante a prova.
Temperatura – Pilotos, equipes e jornalistas devem estar preparados para frio durante o Rally Rota Sul.
Roteiro – O Rota Sul partirá de Torres, passa por Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e termina em Rio Grande. Mas a Dunas estuda a possibilidade de o rali passar em Dom Pedrito, a 72 quilômetros de Bagé, em vez de Santa Vitória do Palmar. A mudança pode ocorrer por causa da possibilidade de maré no caminho, o que pode dificultar a passagem dos competidores.
O município de Dom Pedrito chamou a atenção da organização por causa das belezas e do valor histórico do lugar. É ali que foi assinado o acordo da Revolução Farroupilha e onde está sendo gravada a série A Casa das Sete Mulheres.
Pedra x areia – Segundo Marcos Ermírio, se for mantido o roteiro original, passando por Santa Vitória do Palmar, o Rota Sul vai ficar muito parecido com as competições de deserto com a grande quantidade de areia. Se prevalecer a segunda alternativa os pilotos irão se deparar com cascalho, pedras e barro.
Programação
Dia 17/04
Vistoria de carros e motos
Local: Parque de Eventos
Horário: das 8h às 16h
Prólogo para motos
Horário: 16h30
Briefing
Local: Hotel de Rose
Horário: 21h
Dia 18/04
Largada: 6h30
Taça Brasil de Rally
A prova contará com as categorias carros, motos, caminhões e quadriciclos, além da expedition (passeio). O Rota Sul faz parte da Taça Brasil de Rally, ao lado do Rally dos Sertões e do Rally dos Amigos. Os campeões vão dividir prêmio de R$ 40.000,00. Todos os eventos são organizados pela Dunas Race.
Inscrições
As inscrições do Rota Sul serão encerradas no dia 31 de março e podem ser feitas na Dunas pelo telefone (11) 3022-3400. Quem garantir a participação no Rota Sul e no Sertões terá desconto especial de 20% no preço da maior prova off road da América Latina.
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Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Cláudia David / Ana Carolina Vieira