Webventure

Rota Sul exigirá “cabeça” dos competidores

São Paulo O Rally Rota Sul vai ser exigir mais “cabeça” dos competidores do que necessariamente velocidade. Essa foi a tônica do primeiro briefing do evento realizado na quinta-feira (20.03) à noite no Teatro Gazeta, em São Paulo. Marcos Ermírio de Moraes, diretor da Dunas Race, empresa promotora do evento, fez questão de deixar claro que a ansiedade pode levar o piloto a colocar tudo a perder.

“Essa prova vai exigir muita concentração dos navegadores. Afinal, vamos usar bastante GPS”, alertou Marcos. “E como estaremos andando em campo aberto, não adianta tentar cortar caminho pulando waypoints (nome dos pontos de localização geográfica). Quem bancar o esperto estará correndo o risco de perder os postos de controle, onde a passagem do competidor é obrigatória”, disse ele.

Durante o briefing com pilotos, navegadores e jornalistas, Marcos também explicou que os pilotos poderão encontrar no trajeto uma grande quantidade de aves (uma dificuldade a mais principalmente para as motos), degraus nas praias que são formados por água corrente, criando obstáculos perigosos, e “treme-treme”, pontos onde há colchões de água submersos. O “treme-treme” é praticamente inevitável e para tentar escapar da armadilha a melhor alternativa será contar com a ajuda das moitas de capim.

Autonomia – Marcos Ermírio de Moraes lembrou que os competidores precisam ter atenção redobrada com a autonomia dos veículos: 500 km para carros e 200 km para motos. “É bom lembrar que na areia o consumo é muito maior que o normal”, afirmou.

Pranchas – Como a possibilidade de atolar é grande durante o percurso do Rally Rota Sul, os pilotos precisarão levar pranchas para colocar sob os pneus. O equipamento ajuda no momento de desatolar o veículo.

Pára-brisa – Marcos Ermírio sugere que pilotos de carros e caminhões instalem reservatórios de água maiores para os limpadores de pára-brisa. Como boa parte da prova será perto do mar, a maresia sujará muito o vidro, exigindo a limpeza constante.

Pastilha de freio – O consumo das pastilhas de freio será grande devido ao atrito com a areia. É bom levar componentes de reserva.

Pilotos de moto – Os competidores de duas rodas devem ter roupas de competição de reserva, principalmente botas e jaquetas porque devem molhar muito durante a prova.

Temperatura – Pilotos, equipes e jornalistas devem estar preparados para frio durante o Rally Rota Sul.

Roteiro – O Rota Sul partirá de Torres, passa por Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e termina em Rio Grande. Mas a Dunas estuda a possibilidade de o rali passar em Dom Pedrito, a 72 quilômetros de Bagé, em vez de Santa Vitória do Palmar. A mudança pode ocorrer por causa da possibilidade de maré no caminho, o que pode dificultar a passagem dos competidores.

O município de Dom Pedrito chamou a atenção da organização por causa das belezas e do valor histórico do lugar. É ali que foi assinado o acordo da Revolução Farroupilha e onde está sendo gravada a série “A Casa das Sete Mulheres”.

Pedra x areia – Segundo Marcos Ermírio, se for mantido o roteiro original, passando por Santa Vitória do Palmar, o Rota Sul vai ficar muito parecido com as competições de deserto com a grande quantidade de areia. Se prevalecer a segunda alternativa os pilotos irão se deparar com cascalho, pedras e barro.

Programação
Dia 17/04

Vistoria de carros e motos
Local: Parque de Eventos
Horário: das 8h às 16h

Prólogo para motos
Horário: 16h30

Briefing
Local: Hotel de Rose
Horário: 21h

Dia 18/04
Largada: 6h30

Taça Brasil de Rally
A prova contará com as categorias carros, motos, caminhões e quadriciclos, além da expedition (passeio). O Rota Sul faz parte da Taça Brasil de Rally, ao lado do Rally dos Sertões e do Rally dos Amigos. Os campeões vão dividir prêmio de R$ 40.000,00. Todos os eventos são organizados pela Dunas Race.

Inscrições
As inscrições do Rota Sul serão encerradas no dia 31 de março e podem ser feitas na Dunas pelo telefone (11) 3022-3400. Quem garantir a participação no Rota Sul e no Sertões terá desconto especial de 20% no preço da maior prova off road da América Latina.

VipComm
Assessoria de Imprensa Dunas Race
Site na Internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Pabx: (11) 3865-5741 / 9917-0056

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Cláudia David / Ana Carolina Vieira