Foto: Pixabay

Rota Sul: Rio Grande do Sul entra para a rota dos ralis

Redação Webventure/ Parceiros

São Paulo O Rio Grande do Sul entrará para o roteiro das maiores competições off road do Brasil com a disputa do Rally Rota Sul pelo interior gaúcho, de 17 a 20 de abril. Os melhores pilotos do país estarão brigando pelas primeiras posições em carros, motos, caminhões e quadriciclos em 990 quilômetros de estradas e trilhas da região. Haverá ainda a expedition, categoria de passeio destinada aos apaixonados por aventura.

No dia 17, em Torres, os veículos serão vistoriados por representantes da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) e da CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) e no dia seguinte acontece a largada. Depois os competidores seguem para Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, na fronteira com o Uruguai, e retornam para Rio Grande, onde será a chegada (veja programação abaixo). Também existe uma outra opção de roteiro, com a inclusão da cidade de Dom Pedrito no lugar de Santa Vitória. A prova terminará dia 20 em Rio Grande.

“Nós incluímos a possibilidade do rali passar por Dom Pedrito porque a região é muito bonita e tem grande importância histórica. Lá foi assinado o acordo que colocou fim à Revolução Farroupilha e hoje a cidade é conhecida como a ‘Capital da Paz’”, afirmou Marcos Ermírio de Moraes, diretor do evento. “O seriado A Casa das Sete Mulheres, que é filmado na região, tem mostrado lugares muito interessantes, cenário perfeito para quem vai participar do rali ou da categoria expedition”, afirmou Marcos.

O Rota Sul é organizado pela Dunas Race, a mesma empresa que realiza o Rally dos Sertões, a mais importante competição off road da América Latina e a terceira maior do mundo em número de participantes. A corrida no sul será a primeira etapa da Taça Brasil de Rally, campeonato que conta também com o Sertões e o Rally dos Amigos, o terceiro evento da empresa. Os campeões vão dividir prêmio de R$ 40.000,00.

Sucesso na estréia
O Rota Sul é uma das provas mais esperadas da temporada. O roteiro inédito e o nível da organização, que usará praticamente a mesma infra-estrutura do Sertões, estão atraindo os principais pilotos do off road. A dupla Édio Füchter e Milton Pereira, da equipe Chevrolet Rally Team, tentará manter a liderança no campeonato brasileiro com a picape S-10. Riamburgo Ximenes e Rogério Almeida, também da Chevrolet, já garantiram a participação. Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi L200 Evolution (Petrobras Lubrax), Guilherme Spinelli/Marcelo Vívolo e Ingo Hoffmann e Alberto Zoffmann, da equipe Mitsubishi Racing, também estarão na disputa. Reinaldo Varela e Edgar Fabre, de L200 Evolution, e os irmãos René e Marcus Mello, de L200 RIII, as duas duplas da Greco Motorsport, prometem acelerar forte. Paulo Nobre e Dico Teixeira, da Palmeirinha Off Road, outra dupla de L200 Evo, entre outros, já fizeram as inscrições e estão prontos para a prova.

Nas motos, Jean Azevedo (Petrobras Lubrax), tricampeão do Sertões e quinto na geral do Paris-Dakar 2003, tentará defender o título de campeão brasileiro. Quem promete dar trabalho para ele em duas rodas é o francês Ludovic Boinnard, da ASW/Fox, que virá dos Estados Unidos, onde mora atualmente, para disputar o Rota Sul. Outro favorito nas motos é José Hélio, que tem um título do Sertões no currículo.

Nos caminhões, a disputa também deve ser acirrada. Afinal, os favoritos da categoria estarão correndo o Rota Sul sem pontuação. Na primeira etapa do Brasileiro, disputada em fevereiro no estado do Rio de Janeiro, Alfredo Yahn e Luciano Cunha, da equipe Yahn Racing (Volkswagen), e Luís Pinto Matheus (Asa Alumínios) foram desclassificados por “problemas técnicos nos veículos”. A vitória caiu no colo de Ricardo Domingues, da Ford. Outro piloto que já garantiu presença entre os caminhões é André Azevedo, da Petrobras Lubrax, atual campeão do Rally dos Sertões de Mercedes-Benz. Ele também não tem pontos no Brasileiro porque não disputou a primeira etapa do Campeonato.

Programação

Dia 17/04
Verificações técnicas e administrativa em Torres

Dia 18/04
Torres / Rio Grande
Deslocamento: 98 km
1ª Especial: 160 km
Deslocamento: 97 km
2ª Especial: 83 km
Deslocamento: 30 km até a Praia do Cassino
Total do dia: 468 km (243 km cronometrados)

Dia 19/04
Rio Grande / Santa Vitória do Palmar
Deslocamento: 3 km
Especial: 220 km
Deslocamento: 50 km
Total do dia: 273 km (220km cronometrados)

Dia 20/04
Santa Vitória do Palmar / Rio Grande
Deslocamento: 25 km
Especial: 220 km
Deslocamento: 25 km
Total do dia: 250 km (220 km cronometrados)

Total da prova: 991 km, sendo 683 km cronometrados

Caso sofra alterações, o roteiro será o seguinte: Torres/Rio Grande/Dom Pedrito/ Rio Grande.

As inscrições do Rota Sul podem ser feitas na Dunas Race até o dia 31 de março: (11) 3022-3400.

VipComm
Assessoria de Imprensa Dunas Race
Ricardo Ribeiro / Cláudia David / Ana Carolina Vieira
Site na internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Pabx: (11) 3865-5741 / 9917-0056

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro / Cláudia David / Ana Carolina Vieira

Last modified: fevereiro 22, 2017

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure