Segundo os organizadores o roteiro será mais técnico (foto: André Chaco)
O Rally Internacional dos Sertões 2002, que será disputado de 24 de julho a 2 de agosto entre o Rio de Janeiro e Fortaleza, teve o roteiro alterado. Com as mudanças, a organizadora Dunas Race, espera melhorar a logística para as equipes de apoio dos competidores, reduzindo os custos operacionais, e fazer um rali mais técnico e exigente dentro da pista.
Um pré-roteiro havia sido divulgado no começo de fevereiro. Com as mudanças, a caravana do rali não passará mais pelo estado do Tocantins, na cidade de Taguatinga. Picos, no Piauí, também saiu da programação e deu lugar a Floriano, no mesmo estado. Banabiu, já no Ceará, que seria a última cidade antes da chegada a Fortaleza, não faz mais parte da prova.
Caravana – Agora, a caravana do Sertões passará duas noites em Crateús, onde será disputada uma etapa em forma de laço, com largada e chegada no mesmo lugar.
Mudamos o roteiro para facilitar o trabalho das equipes de apoio. Agora, os mecânicos poderão acompanhar o rali viajando por estradas de asfalto, o que não exige a compra de carros especiais com tração nas quatro rodas. Queremos oferecer as condições necessárias com baixo custo, explica Marcos Ermírio de Moraes, diretor da Dunas Race. Sem contar que agora o roteiro é mais técnico e seletivo do que o anterior, compara.
O Rally dos Sertões tem inscrições abertas (clique aqui e saiba como participar) e está comemorando 10 anos em 2002. Pilotos de carros, motos, caminhões e quadriciclos vão enfrentar 3.700 quilômetros, atravessando cinco estados brasileiros (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Piauí e Ceará). O primeiro briefing com organização e pilotos será realizado nesta terça-feira (26/03), às 19h30, no auditório da Faculdade de Medicina de São Paulo (avenida Dr. Arnaldo, 455, bairro Pinheiros).
Roteiro do Rally dos Sertões 2002
De 24 de julho a 02 de agosto
1º DIA
Largada promocional no Rio de Janeiro
2º DIA
Rio de Janeiro (RJ) / Tiradentes (MG)
Especial: 101 km
Deslocamento: 229 km
Total: 330 km
Saindo do Rio de Janeiro, os participantes seguirão em deslocamento até Lima Duarte (MG). Depois haverá a primeira especial da competição, com 101 km. A boa navegação será fundamental, já que haverá grande número de encruzilhadas e bifurcações. Os mais desavisados poderão se confundir. O trecho exigirá técnica. A região entre o Rio e Tiradentes é montanhosa e em alguns pontos a altitude chegará a 1.500 m.
3º DIA
Tiradentes (MG) / Diamantina (MG)
Especial 1: 25 km
Especial 2: 130 km
Deslocamento: 385 km
Total: 540 km
No segundo dia de competição a caravana do Rally dos Sertões fará o
deslocamento até a cidade histórica de Ouro Preto. A partir dali acontecerá a primeira especial do dia, com 25 km. Será bem travada, estilo “trial”. No outro trecho cronometrado serão 130 km com pedras,
erosão, rio seco e serra. A organização avisa: vai ser um dia longo, com deslocamento demorado.
4º DIA
Diamantina (MG) / Janaúba (MG)
Especial 1: 210 km (neutralizado de 10 minutos)
Especial 2: 100 km
Deslocamento: 120 km
Total: 430 km
O terceiro dia é forte candidato a um dos mais bonitos do Rally dos Sertões 2002. A especial será espetacular, linda!, adianta Marcos Ermírio de Moraes. Boa parte da prova se desenvolverá no topo da serra, com subidas, descidas e curvas fechadas. Depois da metade da especial os pilotos enfrentarão trecho de trial, com pedras grandes e vales. Os últimos 10 quilômetros serão mais rápidos. Marcos Ermírio conta que a especial pode definir a prova.
5o DIA
Janaúba (MG) / Ibotirama (BA)
Especial 1: 100 km
Especial 2: 150 km
Deslocamento: 200 km
Total: 450 km
A primeira especial começa rápida, com retas longas. Poças secas
predominam, formando depressões no chão. Depois a especial terá trechos travados e sinuosos, com pedras soltas e enterradas até a metade, ficando apenas a ponta exposta. Os amortecedores vão fazer a diferença neste dia, dá a dica Marcos Ermírio. Na segunda disputa do dia, os pilotos de carro terão muito trabalho para fazer ultrapassagens nos primeiros 30 km, já que a pista é estreita.
6º DIA
Ibotirama (BA) e Cidade X
Especial: 200 km
A organização não divulgará o local da parada depois de Ibotirama porque será a Etapa Maratona e nem o total de deslocamento. No final deste dia os competidores de carros, motos, caminhões e quadriciclos não poderão contar com a ajuda dos mecânicos e das equipes de apoio, que seguirão direto para Floriano, no Piauí. Os pilotos terão que fazer toda a manutenção dos veículos. A prova toda acontecerá na caatinga baiana. Neste trecho serão instalados radares em vilarejos.
7º DIA
Cidade X e Floriano (PI)
Especial 1: 130 km
Especial 2: 160 km
Deslocamento: 240 km
Total: 530 km
A primeira especial será a mais rápida do dia, com piçarras, pedras,
erosões e depressões na pista. Os navegadores não terão tanto trabalho neste dia, já que a distância entre uma referência e outra será bem longa. A segunda especial será travada e haverá plantação de pedra. Essas pedras, que têm parte delas enterradas e uma ponta para fora da terra, poderão ser as grandes inimigas dos pneus durante do Rally dos Sertões 2002.
8o DIA
Floriano (PI) e Crateús (CE)
Especial 1: 120 km
Especial 2: 110 km
Deslocamento: 220 km
Total: 450 km
As duas etapas cronometradas terão navegação exigente, com referências muito próximas. A primeira especial será travada, com média horária baixa. Dependendo das condições do local haverá um trecho de trial de quatro km dentro de um rio que deverá estar seco em agosto. O chão é todo de pedras. Será quebradeira total, adianta Marcos Ermírio. No topo de uma serra haverá o trecho do autorama, circuito sinuoso só de areia, sem pedras.
9º DIA
Crateús Crateús (CE)
Especial em forma de laço: 170 km
Deslocamento: 190 km
Total: 360 km
Terá praticamente as mesmas características da etapa do dia anterior, com exigência de boa navegação. A largada e a chegada serão no mesmo lugar.
10º DIA
Crateús / Fortaleza
Especial 1: 20 km
Especial 2: 6 km
Deslocamento: 350 km
Total: 376 km
Após a saída de Crateús os competidores seguirão direto para a capital do Ceará. Serão duas especiais nas dunas de Fortaleza até a chegada ao Beach Park. No trecho de 20 km na areia a organização irá instalar dois postos de controle que precisarão ser alcançados pelos competidores.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 21, 2002