Webventure

Roteiro inédito nas Terras Altas da Mantiqueira


Bonita paisagem. (foto: Luciano Dellarole)

Luciano Dellarole, do Off Road Adventure Team, conta neste Minha Aventura como foi a viagem para as Terras Altas da Mantiqueira

O evento de abril utilizou pela sétima vez o mesmo roteiro, na Juréia. O Passeio dos dias 14 e 15 de maio pela região conhecida por Terras Altas da Mantiqueira percorreu caminhos inéditos. Tradição e novidade se mesclam nas atividades do Off Road Adventure Team e do Programa Caçula de Pneus de Relacionamento Off Road.

O grupo percorreu 78 quilômetros de trechos em terra. Sábado, depois de uma subida/descida de serra e uma travessia de rio, na qual o carro-madrinha enroscou logo na margem de entrada, sendo puxado para trás pelo guincho do Troller do Paulo Ribeiro após ajuda de diversas pessoas para reposicionar uma grande pedra a fim de evitar estragos. A dianteira estava encostada noutra pedra. Uma distração que destracionou o carro da Organização.

As paisagens deslumbraram os participantes durante todo o roteiro. Na serra de subida ao Pico do Marins, uma erosão gigante no caminho impressionou a todos.

Os off roaders pernoitaram em área rural no município de Delfim Moreira-MG, no complexo turístico Serra Bonita, parceiro da Organização nesse evento. Jantar com música ao vivo, exclusivo para os off roaders. Domingo, seguiram por caminho off road até o Horto Florestal de Campos do Jordão-SP. O casal Rosa e Luciano Dellarole havia checado os caminhos, que não apresentavam os trechos com facões, que exigiram a retirada de uma outra pedra da beira do caminho e causaram o enrosco do Sportage, que foi puxado pela Frontier, depois do rebaixamemto do facão com uma pá. Operação feita com todos na maior calma e bom-humor. Assim, o trecho complicado foi superado.

Fizeram parte do roteiro os municípios de Piquete(SP), Marmelópolis(MG) e Wenceslau Braz(MG). Ao passar por Marmelópolis o grupo não pôde deixar de observar o posto de gasolina e diesel, bem ao estilo rural, em total oposição aos modernos postos de reabastecimento com as suas completas estruturas de serviços. Detalhes que fazem valer a pena buscar caminhos alternativos.

O programa previa a tarde do sábado e a manhã do domingo livres visando o máximo relax para os participantes. No sábado o grupo terminou de almoçar às 17:00 horas. Domingo após o café, parte do grupo foi conhecer uma cachoeira, andando 14 km off road. O almojanta no final da tarde foi em Campos do Jordão.

Cada 4×4 recebeu vale-alinhamento/balanceamento numa das lojas da Caçula de Pneus e foi adesivado com os logotipos do Webventure e da revista 4×4 & Cia, parceiros da Organização.

Doação – Com os 300 quilos de alimentos resultantes das colaborações dos off roaders participantes do Terras Altas da Mantiqueira, já foi superada 1 Tonelada na temporada 2005. O Centro de Apoio à Criança Carente com Câncer (11) 3311.8742 que em 2003 e 2004 já havia sido beneficiado, recebeu a doação.

Sorte é sorte! – O casal Bianca e Marcelo em sua terceira participação ganhou pela terceira vez brinde sorteado. Dessa vez, um relógio pneus.

Estreando – A dupla sortuda estreou seu novo 4×4, um Pajero 3 portas. O casal Fadlalla, já veterano, também estreou o TR4. Ambos com pneus comprados na Caçula.

Presença feminina – Falando das “pilotas”, a Maria Luiza Ribeiro Grilli participa de nossos Passeios desde 99. A Rosa Maria Idalgo completou o sétimo Passeio consecutivo, desde que estreou. A Bianca Manso participou pela segunda vez com o Gran Vitara recém adquirido. E, a Bianca Franco, que costuma dividir a guiada com o Marcelo Sampaio.

E no trecho complicado pelo facão a Bianca e a Malu mostraram habilidade e tranquilidade após ouvir algumas dicas.

A Sra. Leonilda Manso (75 anos), participante mais idosa mostrou espírito jovem e garantiu, animada, que voltará a participar. Na foto, junto com o filho Oswaldo e a neta Bianca. Dessa vez a família Manso tinha “comitiva” com nove pessoas!

Mas cada 4×4 tem, quase sempre, uma navegadora como Neide Meireles, Vera Manso, Doroti Fadlalla, Sonia Sieber, Bel Lopes e Sonia Flauzino. Ou “mariazinhas”, que seriam as “zéquinhas”, como Bianca Meireles, Carla Manso e Roseli Lima.

Off roader “mechânico” – O Odair, que fuçara no cabo da embreagem do Vitarinha durante a semana, mostrou as habilidades debaixo do carro, reparando problema que dificultava/impedia o engate das marchas debreando normalmente. E curtiu contornar as dificuldades.

Próximo passeio – As inscrições estão abertas para o Passeio dos Namorados Caçula/Orateam que acontecerá nos dias 11 e 12 de junho em Monte Alegre do Sul-SP, localidade incluída na temporada 2004 e que para esse ano já teve o roteiro modificado. Ligue (011) 3744.0478 ou contate o e mail lucdellaorateam@uol.com.br

Este texto foi escrito por: Luciano Dellarole