Foto: Pixabay

Route-setters explicam a preparação das vias do Paulista de Escalda

Redação Webventure/ Montanhismo

Preparação das vias começou mais de uma semana antes do evento (foto: Caio Martins/www.webventure.com.br)
Preparação das vias começou mais de uma semana antes do evento (foto: Caio Martins/www.webventure.com.br)

Neste sábado (07), aconteceu a segunda etapa do Ranking Paulista de Escalada Esportiva 2009. Para que a competição fosse bem feita, a preparação das vias começou mais de uma semana antes do evento. Preparação esta feita pelos route-setters Paulo Gil, dono a Academia 90 Graus, e César Grosso, campeão Sul-Americano de Escalada de Dificuldade.

“A preparação começou há uns dez dias atrás. Essa é uma característica da Academia 90 Graus, com boulders mais técnicos, então demanda um pouco mais de tempo. Desde limpar a parede das vezes antigas até começar a montar as vias bem elaboras, pensando em cada movimento do escalador”, explicou César Grosso.

Segundo Paulo Gil, houve alguns problemas no início da montagem, porque ele estava montando-as em um nível muito alto, o que não convinha para o Amador. “Foi complicado no começo. Eu estava montando vias para a galera ‘top’. Foi uma reformulação total”, comentou. “Quem abrange a categoria é uma informação que, para o route-setter, é muito importante. Para quem que você está montando a via, que habilidade que a pessoa tem para responder à proposta”, completou.

O jeito de reverter esse problema foi inovar. “Eu montei uma via num grau mais fácil, que atendeu ao amador, e outra via para quem que escala muito bem, chamado de Amador Pró. Acabou dando certo”, disse Gil.

Este texto foi escrito por: Caio Martins

Last modified: novembro 7, 2009

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure