Ruben Faria garante sua primeira vitória (foto: David Santos Jr./www.webventure.com.br)
No último dia de Rally Dakar, o português Ruben Faria garantiu sua única vitória na competição, com 1h26min48 de prova entre Santa Rosa e Buenos Aires. A vantagem do piloto foi de cerca de quatro minutos para o segundo colocado. Com o resultado e a quinta colocação, Cyril Despres é o campeão da prova com 51h10min37 no tempo acumulado.
O português garantiu a primeira colocação na etapa no quilômetro 121 da especial e já conseguiu abrir uma ampla vantagem para seus adversários. Seu melhor resultado na prova foi o 3° lugar no sétimo dia de competição.
A segunda colocação da prova ficou com Pal Anders Ullevalseter, com 1h30min33. Este segundo lugar garantiu também o vice-campeonato do norueguês no Dakar. Eu queria terminar, levei a minha chance e uau! É grande. Chaleco Lopez ficou 4 minutos atrás na classificação, mas hoje ele estava largando 6 minutos atrás de mim. Então, eu não tinha idéia de onde ele estava. Terminar em segundo na classificação é mais do que eu esperava, eu tinha sonhado com ela e está lá. Neste Dakar, eu só tive bons momentos, nenhum problema, nenhum acidente. Posso não ser o piloto mais rápido, mas eu sou experiente, é o meu oitavo Dakar, disse Ullevalseter.
Em terceiro Helder Rodrigues garantiu a terceira colocação na prova, com 1h30min45 e a quarta posição na classificação geral. Alain Duclos foi o quarto colocado do dia, com 1h31min22.
Cyril Despres, com a sexta colocação após David Frétigné confirmou os bons resultados nas etapas e, sem nenhuma penalização, levou o sue terceiro título do Rally Dakar. Com três vitórias ao longo das quatorze etapas, no terceiro dia de disputas o francês assumiu a liderança geral e lá se manteve. A diferença para o segundo colocado da competição foi de 1h02min52.
“Todas as vitórias são boas, mas essa, em especial, é linda! É a vitória do trabalho duro, do conhecimento e de uma equipe incrível. Há nove de nós no time e nenhum desistiu. Nós todos queríamos vencer. Nós todos queríamos lutar duro e nós ganhamos”, declarou o piloto após o título.
Classificação – Confira a classificação da última etapa e os cinco primeiros colocados no Rally Dakar.
1) Ruben Faria 1h26min48
2) Pal Anders Ullevalseter 1h30min33
3) Helder Rodrigues 1h30min45
4) Alain Duclos 1h31min22
5) David Frétigné 1h31min43
Geral
1) Cyril Despres 51h10min37
2) Pal Anders Ullevalseter 52h13min29
3) Francisco Lopez Contardo 25h20min25
4) Helder Rodrigues 52h30min10
5) David Frétigné 53h06min33
Este texto foi escrito por: Redação Webventure